Improvisação, representação e memória na criação teatral para público infanto-juvenil

  • Rosimeire Gonçalves Santos Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Em 2011, desenvolvemos processo de encenação teatral a partir de narrativas
orais e contos fantásticos no GETI – Grupo Experimental de Teatro Infantil,
vinculado ao LAPET – Laboratório de Práticas Pedagógicas em Teatro, da Universidade Federal de Uberlândia. Neste texto relatamos e colocamos questões sobre o processo resultante de pesquisas sobre improvisação teatral (PUPO, 2005; RYNGAERT, 2009; SPOLIN, 1977), comicidade, memória e narrativas infanto-juvenis (BERGSON, 1983; ANDERSEN, 2002; CALVINO, 2006; GAARDER, 2003; RODARI, 1982), que culminou no exercício cênico “De: Alguém, de algum lugar distante”. Para analisar as cenas criadas, que entrelaçam memórias representadas nos textos literários às recordações dos atores e atrizes, consideraremos abordagens de estudos de memória, representação e teoria do tra (BENJAMIN, 1996; CARUTH, 1995; KORCZAC,1981; SELIGMANN-SILVA, 2009). O objetivo geral desta pesquisa
foi partir dos conceitos de memória e representação para dar tratamento lúdico
na cena a temas áridos como a perda, a distância e as ausências dos afetos,
buscando aproximá-los do universo do teatro infanto-juvenil.

Referências

ANDERSEN, 2 Hans Christian. Contos de Andersen. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2002. 7ª Ed.

BENJAMIN, Obras Escolhidas, Vol. 1. Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo, Brasiliense, 1996. 10ª Ed.

BERGSON, Henri. O Riso: ensaio sobre a significação do cômico. Rio de janeiro, Zahar, 1983.

CABRAL, Beatriz Ângela Vieira. Drama como método de ensino. São Paulo, Ed. Mandacaru, 2006. Coleção Pedagogia do Teatro.

____________________________. “O lugar da memória na pedagogia do teatro”. Artigo. (In: Revista Urdimento – Revistas de Estudos em Artes Cênicas, No 6, novembro de 2004. Programa de Pós-Graduação em Teatro do CEART – Universidade do Estado de Santa Catarina).

CALVINO, Ítalo. Fabulas Italianas. São Paulo: Companhia de Bolso, 2006.

CARUTH, Cathy. Trauma: Explorations in Memory. Baltimore. John Hopkins,

University, 1995

GAARDER, Jostein. A Biblioteca mágica de Bibi bokken. São Paulo: Companhia das Letras, 2003;

GAARDER, Jostein. Através do Espelho. São Paulo: Cia das Letras, 1998.

KORCZAC, Janusz. Quando eu voltar a ser criança. São Paulo: Summus, 1981;

PUPO, Maria Lucia. No reino da desigualdade. São Paulo, Perspectiva, 1991. 1ª Ed.

PUPO, Maria Lucia. Entre o Mediterrâneo e o Atlântico: uma aventura teatral. São Paulo, Perspectiva, 2005.

RODARI, Gianni. Gramática da Fantasia. São Paulo, Summus, 1982.

RYNGAERT, J. P. Jogar, Representar. São Paulo, Cosac-Naify, 2009 . Coleção

Ensainhos.

SELIGMANN-SILVA, Marcio. Espaço, aceleração e amnésia: A arte como dispositivo de (re) inscrição. Artigo. Disponível em www.unicamp.br/iel. Acessado em 15/11/2009.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo, Perspectiva, 1977

Publicado
2018-08-26
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação