Pedagogia Teatral na Pedagogia: uma experiência com futuras pedagogas

  • Rossana P. Della Costa Centro Universitário Metodista do Sul

Resumo

A partir de montagem teatral com alunas do curso de Pedagogia do Centro
Universitário Metodista do Sul - IPA, o presente trabalho realiza um exercício
de pensamento acerca de quatro questões pertencentes ao campo da Pedagogia Teatral que se destacaram nesse processo. São eles a improvisação como metodologia, os desafios dos ensaios, a possibilidade de transformação do espaço da sala de aula em espaço de criação teatral bem como de construção de conhecimento em teatro considerando a experiência.

Referências

BARBA, Eugenio. A canoa de papel. São Paulo: HUCITEC, 1994.

BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. Rio de Janeiro: Civilização

Brasileira, 1998.

ICLE, Gilberto. Problemas teatrais na educação escolarizada: existem

conteúdos em teatro?. Urdimento (UDESC), v. 17, p. 71-77, 2011.

ICLE, Gilberto. Pedagogia Teatral como cuidado de si: problematizações na

companhia de Foucault e Stanislavski. Grupo de estudo Educação e Arte/ 01 –

Anais da ANPED. 2007.

ICLE, Gilberto. O ator como Xamã: configurações da consciência no sujeito

extracotidiano. São Paulo: Perspectiva, 2006.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de babel. Belo Horizonte:

Autêntica, 2004.

SPOLIN, Viola. O jogo teatral no livro do diretor. São Paulo: Perspectiva,

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1992.

Publicado
2018-08-26
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação