Pedagogia Teatral na Pedagogia: uma experiência com futuras pedagogas
Resumo
A partir de montagem teatral com alunas do curso de Pedagogia do CentroUniversitário Metodista do Sul - IPA, o presente trabalho realiza um exercício
de pensamento acerca de quatro questões pertencentes ao campo da Pedagogia Teatral que se destacaram nesse processo. São eles a improvisação como metodologia, os desafios dos ensaios, a possibilidade de transformação do espaço da sala de aula em espaço de criação teatral bem como de construção de conhecimento em teatro considerando a experiência.
Referências
BARBA, Eugenio. A canoa de papel. São Paulo: HUCITEC, 1994.
BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 1998.
ICLE, Gilberto. Problemas teatrais na educação escolarizada: existem
conteúdos em teatro?. Urdimento (UDESC), v. 17, p. 71-77, 2011.
ICLE, Gilberto. Pedagogia Teatral como cuidado de si: problematizações na
companhia de Foucault e Stanislavski. Grupo de estudo Educação e Arte/ 01 –
Anais da ANPED. 2007.
ICLE, Gilberto. O ator como Xamã: configurações da consciência no sujeito
extracotidiano. São Paulo: Perspectiva, 2006.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de babel. Belo Horizonte:
Autêntica, 2004.
SPOLIN, Viola. O jogo teatral no livro do diretor. São Paulo: Perspectiva,
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1992.