Arte e memória: artistas no imaginário de estudantes de ensino médio

  • Thelma Lopes Instituto Oswaldo Cruz

Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar e discutir parte dos dados que integram pesquisa de doutoramento intitulada: “Integrando a percepção de estudantes à criação de peça teatral: uma alternativa de educação científica em diálogo com as artes”. No recorte que aqui propomos, abordaremos a etapa na qual examinamos as respostas de 226 estudantes, obtidas por meio da aplicação de questionário. Dentre as perguntas respondidas pelos alunos, brasileiros e franceses, de 12 a 18 anos, incluem-se questões nas quais os jovens foram convidados a citar o nome de artistas, bem como identificar em sequência de imagens, atores, pintores ou bailarinos. Os dados demonstram que há artistas que permanecem na memória dos estudantes, independentemente da área de interesse, idade, ou nacionalidade dos jovens, como Leonardo da Vinci. Por outro lado, percebeuse que a nacionalidade dos alunos foi decisiva na composição do imaginário dos estudantes. É o caso de Molière, lembrado apenas pelos franceses. Este momento do estudo proporciona ótimo ponto de partida para reflexão sobre os elementos que compõem o imaginário e a memória de jovens estudantes em relação às artes.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

DESGRANGES, F. Pedagogia do Teatro: provocação e dialogismo. São

Paulo: Hucitec, 2006.

FAGUNDES, C.E.U. O beijo da história. Picasso como emblema da

contemporaneidade. São Paulo: Editora 34, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Imago, 2001.

KICKHÖFEL, E.H.P. Leonardo da Vinci é pop? A imagem de Leonardo no

senso comum e outras considerações. Revista Scientiae Studia. Sci. stud.

vol. 3 n. 3 São Paulo july/sept. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1678-31662005000300008&script=sci_arttext Acesso em dez. 2011.

MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo

Horizonte: UFMG, 1998.

RAMOS, L. F. Luiz Fernando Ramos comenta as principais peças da atriz

Disponível em: Folha.com

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u566478.shtml. Acesso out. 2011.

SANTOS, B. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2004.

VEZZOSI, Alessandro. Leonardo da Vinci: arte e ciência do universo. Rio de

Janeiro: Objetiva, 2006.

Publicado
2018-08-26
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação