A CRIANÇA-ATOR
Resumo
Visa este trabalho fazer uma reflexão sobre a atuação da criança no teatro profissional adulto. O objetivo é analisar a criança em estado de representação teatral em contextos adultos, tendo por estímulo visual e exemplo de companhia que conseguiu abarcar todo o potencial criativo das crianças, o espetáculo Les Éphémères do Théâtre du Soleil de Ariane Mnouchkine. É, portanto, a exposição de um pensar, em termos metodológicos, sobre os treinamentos das crianças-atores como formaçãoartística, desde a infância.
Referências
COHN, C. Antropologia da criança. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
DESGRANGES, F. A pedagogia do espectador. São Paulo: Hucitec, 2010.
GROTOWSKI, J.; FLASZEN, L. O teatro laboratório de Jersy Grotowski
-1969. São Paulo: Perspectiva; Sesc; Pontedera, IT: Fondazione
Pontedera Teatro, 2007.
______. Towards a poor theatre. New York: Routledge A Theatre Arts Book,
KOUDELA, I. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2009.
NACHMANOVITCH, S. Ser criativo: o poder da improvisação na vida e na
arte. São Paulo: Summus, 1993.
Publicado
2018-08-26
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação