Uma mirada sobre o artista-docente

  • Valéria Gianechini De Araújo Universidade Federal de Uberlândia
  • Narciso Telles Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O presente texto abordará as primeiras reflexões sobre a figura do artista-docente,
que faz parte da pesquisa de mestrado O artista-docente na cena contemporânea:
práticas pedagógicas e aspectos de formação. Na primeira parte do texto serão
abordados o entendimento do termo artista-docente e definições trazidas por
pensadores e professores nas áreas de artes e educação. Em seguida será uma
breve passagem a acerca do artista-docente, e aspectos relacionados à sua prática.
Usa-se o entendimento da figura do diretor-pedagogo como um norte para se pensar
a figura do artista-docente. E ao final do texto, uma breve apresentação da
investigação pretendida.

Referências

ARRUDA, Cármen Lúcia. As artes no ensino superior: entre a razão e a paixão. Pro-Posições, Campinas, v. 23, n. 1 (67), pp. 209-213, jan./abr. 2012.

BORN, P. T.; LOPONTE, L.G. Professoras artistas: reflexões sobre o fazer e a prática docente. in: Seminário de pesquisa em educação da região sul, 9., 2012, Caxias do Sul. IX Anped, 2012. pp. 1-16.

DEBORTOLI, K. R. Professor e artista ou professor-artista? Revista do Centro de Artes da Udesc, v.8, n. 8, Ago/2010 a jul/2011. Disponível em:

<http://www.ceart.udesc.br/dapesquisa/files/01CENICAS_Kamila_Rodrigues_Debortoli.pdf> . Acesso em 05 de julho de 2012.

FÉRAL, J. Teatro Performativo e pedagogia. Entrevista. Sala Preta, v.1, n. 09, pp.255-268,

dez. 2009. Disponível em: <http://revistasalapreta.com.br/index.php/

salapreta/article/view/300/299 > . Acesso em 10 de março de 2012.

HADERPCHPEK, Robson Carlos. O diretor pedagogo. Revista científica FAP, v.5, p.277-94 Curitiba, jan/jun 2010.

PEROBELLI, M. H. Desafios na formação do artista-docente contemporâneo. in: 6 Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2011, Porto Alegre. Anais da Abrace. pp. 1–6. Disponível em: <http://www.portalabrace.org/vireuniao/pedagogia/58.%20Mariene_Perobelli.pdf > Acesso em 10 maio de 2012.

TELLES, N. Pedagogia do Teatro e o Teatro de Rua. Porto Alegre: Mediação, 2008.

______________. As oficinas de teatro e a prática do artista-docente. in: Narciso Telles TELLES, N; FLORENTINO, A. (orgs). Cartografias do Ensino do Teatro. Uberlândia: EDUFU, 2009. pp. 223-237.

VASCONCELOS, Sônia. Estágio, formação e docência em arte: as marcas presentes nos relatórios de um grupo de alunas. Revista Científica/FAP. v.3, pp.99-110, Curitiba, jan/dez 2008.

WENDT, Denise. Professor e artista uma reflexão sobre a prática docente a partir da experiência artística. Eletras, v. 20, 2010. pp.17-24. Disponível em:

< http://www.utp.br/eletras/ea/eletras20/default.asp> Acesso em 20 de abril de 2012.

Publicado
2018-08-26
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação