Ativações sensoriais da memória no processo de drama
Resumo
Este trabalho investiga inserção de memórias em processos de drama. O recurso deimagens visuais foi utilizado como material para a criação. Os procedimentos
incluíram exploração sensorial das imagens e construção de um repertório de ações
articuladas ao contexto de ficção, este delimitado pelo texto O Balcão de Jean
Genet. Será analisado o papel da memória no processo de criação e suas relações
com as tensões entre realidade e ficção. A atuação é pensada a partir dos princípios
propostos por Schechner para o intérprete do teatro ambientalista e o suporte teórico
para a questão da memória é fornecido pelo filósofo Henri Bergson.
Referências
BERGSON, H. Matéria e Memoria: Ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
CABRAL, B. A. V. Drama como Método de Ensino. São Paulo: Hucitec, 2006.
CABRAL, B. A Estética do dissenso em processos coletivos. In: CAVAS, N.;
ISAACSSON, M.; FERNANDES, S. (org.). Ensaios em cena. Salvador, BA:
ABRACE; Brasília, DF: CNPq, 2010.
O´NEILL, C. Drama Worlds, a framework for process drama. Portsmouth, NH:
Heinemann, 1995.
SCHECHNER, R. El Teatro Ambientalista. México: Avante, 1990.
Publicado
2018-08-26
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação