Procedimentos intersticiais

  • Alexandra Gonçalves Dias Universidade Federal de Pelotas

Resumo

A fenda aberta a partir do diálogo entre a performance e a dança contemporânea é o interstício no qual reside o interesse desta pesquisa que está sendo desenvolvida no Curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas. Ligando as estações dinâmicas da arte está o hífen que permite a criação de outros pontos de paragem: dança-performance, vídeodança, dança-teatro, vídeo-performance, performance-instalação etc. Diante destas proposições, o trabalho visa discutir de que maneira o elemento performativo “artes contaminadas”, como conceito operatório, intervém no treinamento do bailarino-performer. Assim, esta proposta busca apontar novos procedimentos que podem surgir no dinamismo criado pela hifenização das
artes.

Referências

DANTAS, M. Dança: o enigma do movimento. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 1999.

DIAS, A. G. Performance-me! O processo de si pelo movimento dos desejos.

Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Artes, UFRGS,

Porto Alegre, RS.

___. A experiência com elementos performativos no treinamento do

bailarino. In: REUNIÃO CIENTÍFICA ABRACE, VI, 2011. Porto Alegre. Anais...

CAETANO, N. A performance morreu? Antes ela do que eu. [Internet] Belo

Horizonte: Portal de Teatro Primeiro Sinal, 2011 [acesso em 29.10.2012]

Disponível em: http://www.primeirosinal.com.br/artigos/performance-morreuantes-ela-do-que-eu.

FÉRAL, J. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. In:

Sala Preta, Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas,

Eca/USP, São Paulo, n. 8, 2008.

GÓMEZ-PEÑA, G. En defensa del arte del performance. In: Horizontes

Antropológicos, Porto Alegre, vol.11, n. 24. pp. 199-226, 2005.

REY, S. A pesquisa em arte. Porto Arte. Porto Alegre: Instituto de Artes

UFRGS, v. 7, n. 13, pp. 81-95, nov. 1996.

ROSA, T. N. da. A pergunta sobre os limites do corpo como instauradora

da performance: propostas poéticas – e, portanto, pedagógicas – em dança.

Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação,

UFRGS, Porto Alegre, RS.

Publicado
2018-08-26
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações