Memória, Identidade, prática docente de dança em Belo Horizonte

  • Ana Cristina C Pereira Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Sabe-se que há uma grande carência de trabalhos sobre a história e o ensino de dança no Brasil. Na capital mineira, detentora de expressiva produção na área de dança, somente em 2010 passou-se a ter o primeiro Curso de Licenciatura em Dança na UFMG. Até então, além dos cursos livres e técnicos, coube à extensão da mesma universidade, no curso Pedagogia do Movimento para o Ensino de Dança, atender à crescente demanda de formação continuada de professores-artistas. Atualmente exige-se cada vez mais do professor de dança que, juntamente com as transformações contemporâneas tem o desafio de trafegar desde a tradição à renovação na constituição de sua identidade docente a partir de um pensamento crítico e de capacidade autoral. Neste contexto surgem questões como: qual a importância da memória de vivências de aluno, bailarino e coreógrafo na tessitura da identidade deste professor e vice-versa? Afinal, qual a identidade destes profissionais? A partir dos relatos do dia-a-dia da vida profissional dos alunos do curso de extensão, desde 2005, o presente estudo procura refletir sobre práticas no ensino de dança na perspectiva da Teoria das Representações Sociais (ABRIC, 2001).

Referências

ABRIC, Jean Claude. O estudo experimental das representações sociais. In: JODELET, Denise (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2001.

BERGSON, Henri. Matéria e Memória: Ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

SILVA, Tomaz Tadeu da. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2010.

Publicado
2018-08-26
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações