SERPENTINAS E POESIA: a dança imanente como estratégia de carnavalização da dança contemporânea
Resumo
Este texto analisa o processo de carnavalização da dança contemporânea na criação do espetáculo Serpentinas e Poesia. Dirigido pela autora para a Companhia Moderno de Dança, o espetáculo resulta de um projeto de pesquisa, experimentação e criação artística realizado junto ao Instituto de Artes do Pará em 2010. A coreografia utiliza os pressupostos da dança imanente, poética investigada e desenvolvida pela autora em suas pesquisas de mestrado e doutorado, como estratégias para a criação cênica. A partir da análise da linguagem implementada pelo espetáculo, verifica-se a possibilidade de pensar a dança imanente como orientação metodológica para a criação em dança e, no caso particular de Serpentinas e Poesia, como recurso decarnavalização e aproximação entre a dança contemporânea e a estética
carnavalesca das escolas de samba.
Referências
MENDES, Ana Flávia. DANÇA IMANENTE: Uma dissecação artística do corpo
no processo de criação do espetáculo Avesso. São Paulo: Escrituras Editora,
OLIVEIRA, Alfredo. CARNAVAL PARAENSE. Belém: Secult, 2006.
REIS, Thais Rezende. A OSTALGIA, O RISO, E A CARNAVALIZAÇÃO EM AM
KÜRZEREN ENDE DER SONNENALEE E GOODBYE, LENIN! Revista
Eletrônica Literatura e Autoritarismo, nº 17 – Janeiro-Junho de 2011 – ISSN
-849X. Disponível em: <http://w3.ufsm.br/grpesqla/revista/num17>.
Acessado em: 01.10.2012.
SANTA BRIGIDA, Miguel. O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA: O desfile das
escolas de samba do Rio de Janeiro como cena contemporânea na Sapucaí.
Tese de doutorado. Orientador: Prof. Dr. João de Jesus Paes Loureiro.
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da
Bahia. Salvador: PPGAC/UFBA, 2006.