SERPENTINAS E POESIA: a dança imanente como estratégia de carnavalização da dança contemporânea

  • Ana Flávia Mendes Universidade Federal do Pará

Resumo

Este texto analisa o processo de carnavalização da dança contemporânea na criação do espetáculo Serpentinas e Poesia. Dirigido pela autora para a Companhia Moderno de Dança, o espetáculo resulta de um projeto de pesquisa, experimentação e criação artística realizado junto ao Instituto de Artes do Pará em 2010. A coreografia utiliza os pressupostos da dança imanente, poética investigada e desenvolvida pela autora em suas pesquisas de mestrado e doutorado, como estratégias para a criação cênica. A partir da análise da linguagem implementada pelo espetáculo, verifica-se a possibilidade de pensar a dança imanente como orientação metodológica para a criação em dança e, no caso particular de Serpentinas e Poesia, como recurso de
carnavalização e aproximação entre a dança contemporânea e a estética
carnavalesca das escolas de samba.

Referências

MENDES, Ana Flávia. DANÇA IMANENTE: Uma dissecação artística do corpo

no processo de criação do espetáculo Avesso. São Paulo: Escrituras Editora,

OLIVEIRA, Alfredo. CARNAVAL PARAENSE. Belém: Secult, 2006.

REIS, Thais Rezende. A OSTALGIA, O RISO, E A CARNAVALIZAÇÃO EM AM

KÜRZEREN ENDE DER SONNENALEE E GOODBYE, LENIN! Revista

Eletrônica Literatura e Autoritarismo, nº 17 – Janeiro-Junho de 2011 – ISSN

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Acessado em: 01.10.2012.

SANTA BRIGIDA, Miguel. O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA: O desfile das

escolas de samba do Rio de Janeiro como cena contemporânea na Sapucaí.

Tese de doutorado. Orientador: Prof. Dr. João de Jesus Paes Loureiro.

Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da

Bahia. Salvador: PPGAC/UFBA, 2006.

Publicado
2018-08-26
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações