Técnica, sistema, método em dança

  • Cássia Navas-Alves de Castro Universidade Estadual de Campinas

Resumo

A comunicação é mapeamento inicial, seguido de problematização sobre
modos de formação em dança, que, estabelecendo-se a partir de bases das
formas da arte, consolidam-se no contemporâneo, ancorados na atividade de
artistas e professores. Retomam-se questões trabalhadas em outros textos,
como as "três lógicas de formação em dança”- a da corte, da modernidade e da
pós-modernidade, as duas últimas mais fortemente ancoradas nas graduações
universitárias. A partir da pesquisa “Teoria geral (do estado) da dança”, que tem
como primeira meta o estabelecimento de um “estado da arte” em torno de
teorias sendo continuamente desenvolvidas por artistas, teóricos e intelectuais
e de escritos de Lúcia Santaella que ampliam os contornos da discussão
arte/dança enquanto ciência, analiso especificidades e redundâncias entre
tipos específicos de técnicas, sistemas e métodos, a partir de seu estudo no
contemporâneo do ensino, abordando-se: articulação de nos modos de fazer,
criação, rupturas e disseminação de conhecimento, com o estabelecimento (ou
não) de marcas, “trademarks” e nomenclaturas.

Referências

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Publicado
2018-08-26
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações