Técnica, sistema, método em dança
Resumo
A comunicação é mapeamento inicial, seguido de problematização sobremodos de formação em dança, que, estabelecendo-se a partir de bases das
formas da arte, consolidam-se no contemporâneo, ancorados na atividade de
artistas e professores. Retomam-se questões trabalhadas em outros textos,
como as "três lógicas de formação em dança”- a da corte, da modernidade e da
pós-modernidade, as duas últimas mais fortemente ancoradas nas graduações
universitárias. A partir da pesquisa “Teoria geral (do estado) da dança”, que tem
como primeira meta o estabelecimento de um “estado da arte” em torno de
teorias sendo continuamente desenvolvidas por artistas, teóricos e intelectuais
e de escritos de Lúcia Santaella que ampliam os contornos da discussão
arte/dança enquanto ciência, analiso especificidades e redundâncias entre
tipos específicos de técnicas, sistemas e métodos, a partir de seu estudo no
contemporâneo do ensino, abordando-se: articulação de nos modos de fazer,
criação, rupturas e disseminação de conhecimento, com o estabelecimento (ou
não) de marcas, “trademarks” e nomenclaturas.
Referências
HOGHE, R. (1989). Bandoneón, em que o tango pode ser bom para tudo? São Paulo: Attar
LOBO, L. & NAVAS, C (2003) Teatro do movimento, um método para o
intérprete-criador. Brasília:LGE
NAVAS. C. (2006a). Dança, estado de ruptura e inclusão. In Anais do IV
Congresso ABRACE- Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em
Artes Cênicas, Editora UNIRIO
NAVAS, C. (2006b). A Arte da Dança na Universidade Pública
Contemporânea. In Arte Contemporânea e suas interfaces. V. 1. p. 99-105.
São Paulo: Museu de Arte Contemporânea/Universidade de São Paulo
NAVAS, C. (2010). Centros de formação: o que há para além das
academias? In II Seminários de Dança de Joinville. Joinville: Fundação
Festival de Joinville
RODRIGUES, G. (1997). Bailarino - Pesquisador - Intérprete: Processo de
formação. Rio de Janeiro: FUNARTE
SANTAELLA, L. (1994) Estética: de Platão a Peirce. São Paulo: Experimento
VIANNA, K. (1990). A Dança. São Paulo: Siciliano