Experimentações em Relação no Espetáculo Espaçamento

  • Cláudio Lacerda Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Espaçamento é o resultado artístico da pesquisa em dança Trilogia da Arquitetura Desconstrutivista, cujo processo envolveu um entrelaçamento entre coreografia, a teoria da desconstrução de Jacques Derrida, arquitetura, arte minimalista e estudos da dança, partindo da inspiração inicial de obras arquitetônicas da vertente desconstrutivista. Conceitos derrideanos como espaçamento, rastro e centro faltante ativaram a pesquisa coreográfica e o próprio entrelaçamento entre disciplinas. Lidar com um elemento faltante abriu espaço para a experimentação de relações entre disciplinas, entre dançarinos, entre espetáculo e público, entre a dança e o espaço cênico, entre dança e sons. A experimentação desenvolvida no processo estendeu-se ao produto artístico, com apresentações em espaços cênicos diversos e com trilhas sonoras diferentes. Neste contexto o trabalho tem permanecido vivo e a memória das questões que o iniciaram continuam ressonando. Esta ressonância tem ativado a recriação do próprio trabalho, por parte de seus vários integrantes ––partitura coreográfica, bailarinos, espaço cênico, elementos aurais e espectadores ––, rearranjado-o e conectando-o, a cada vez, com o aqui e agora.

Referências

ADSHEAD, Janet. (ed.). Dance analysis: theory and practice. Londres: Dance Books, 1988.

BANES, Sally. Terpsichore in Sneakers. Post-modern dance. New England: Wesleyan University Press, 1987.

BECK, Emily N. Thinking “outside the box”. In: www.cwrl.utexas.edu/~bump/E603/web06/SL/EB/. Acessado em 25/08/2008.

BRANDT, Rosemary. Disciplina Choreological Studies, Professional Diploma in Dance Studies, Laban Centre for Movement and Dance. Londres. 1997. Anotações de aula.

BURT, Ramsay. Judson Dance Theater. Londres e Nova York: Routledge, 2006.

DERRIDA, Jacques. Gramatologia. São Paulo: Perspectiva, 2006.

GIL, José. Movimento Total: o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.

LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus, 1978.

MARQUES, Isabel A. Ensino de Dança Hoje: textos e contextos. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008. MARZONA,

Daniel. Minimal Art. Colônia: Taschen, 2005. PRESTON-DUNLOP, Valerie. Looking at dances: a choreological perspective on choreography.

Londres: Verve, 1998. STUNGO, Naomi.

Frank Gehry. São Paulo: Cosac & Naify, 2000. VENTURI, Robert. Complexidade e Contradição em Arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Publicado
2018-08-26
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações