Reverberações do Retorno ao Campo no processo criativo do Método BPI

  • Elisa M. Costa Universidade Estadual de Campinas
  • Graziela E. F. Rodrigues Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Este trabalho buscou aprofundar, através do estudo de caso de uma trajetória prática dentro do Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI), a fase do Método que chamamos de Retorno ao Campo. Elucidaremos aqui a trajetória criativa do espetáculo “Nascedouro”, dirigido por Graziela Rodrigues e com interpretação de Elisa Costa, que foi apresentado em três aldeias de etnia Xavante, campo onde foi realizado o Co-habitar com a Fonte para a criação deste espetáculo. Após todo este percurso, houve ainda uma elaboração corporal do diálogo ocorrido entre os Xavante e “Nascedouro”, que trouxe à tona novos resultados cênicos, através do aprimoramento do espetáculo, da criação de uma performance e da elaboração de um vídeo. Trazemos aqui toda esta trajetória, descrevendo brevemente sua história, metodologia, como foram as apresentações e o envolvimento dos Xavante, as discussões e apontamentos teóricos envolvidos no processo, as reverberações disso no desenvolvimento da intérprete e no processo criativo, bem como asconclusões surgidas no fechamento deste trabalho.

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Publicado
2018-08-26
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações