O corpo convergente – diálogos entre a tradição popular e a cena contemporânea

  • Jonas de Lima Sales Universidade de Brasília

Resumo

A presente comunicação é uma proposta de pesquisa de doutorado em que se
propõe investigar o processo de elaboração de saberes construídos a partir da
percepção do corpo e a sistematização deste conhecimento no diálogo entre
expressões populares e as propostas vivenciadas na cena contemporânea, vislumbrando a assimilação da estética popular em espetáculos cênicos na atualidade. Assim, busca-se discutir e refletir a cena contemporânea à luz das formas estéticas da tradição do povo, em que o corpo é o elemento de convergência, de agregação de saberes, propiciando que a tradição popular e arte contemporânea dialoguem na construção de novas estéticas na atualidade. Vislumbra-se com isso, pensar que o corpo atuante na cena é resultado de uma construção de saberes que pressupõe a sua organização e que este conhecimento pode ser um agregador nas elaborações de propostas estéticas para a cena. Desse modo, o problema apresentado nesta pesquisa baseia-se na ideia de que o corpo converge saberes que envolvem emoções e técnicas, e que tais conhecimentos se encontram nas fronteiras dos espetáculos tanto da tradição do povo, quanto nas formas espetaculares da cena da dança e teatral contemporânea.

Referências

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Publicado
2018-08-26
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações