Os afetos plásticos do corpo e suas implicações na restauração em obras Coreográficas

  • Marcia Almeida Instituto Federal de Brasília

Resumo

A Arte Coreográfica é efêmera para quem a contempla, mas o dançarino guarda em sua carne a memória desta experiência. Trata-se de uma arte viva onde cada publicação cênica não se apresenta como um filme que a pesar do tempo e do espaço, a ação do ator é a mesma na gravação. Assim tomo emprestado das Artes Plásticas a ideia de Restauração para propor neste artigo a sua aplicação em Arte Coreográfica. Pois na restauração de uma obra coreográfica o dançarino evoca diferentes instâncias da sua memória (histórica, estética e corporal/afetiva), para que a obra não se deteriore. Por meio deste conjunto de instâncias da memória fica possível uma nova execução da peça. Visto que os movimentos da dança contemporânea acessam uma linguagem poética e emotiva na sensibilidade do corpo pensante e não uma linguagem referencial e classificatória de sua inteligibilidade. Então porque a obra coreográfica é revivida a cada publicação cênica, pretendo costurar estas diversas instâncias da memória, onde a inteligência corporal é acionada para compor e recompor a obra artística a cada publicação. Por isso evocarei a discussão de como se tece o trabalho coreográfico antigo e o novo para sua restauração.

Referências

ALMEIDA, Marcia, O Corpo-Obra-de-Arte e sua Plasticidade na Arte Coreográfica/Dança Contemporânea. ReVISta VIS – revista do PPG em Artes , UnB, 2011.

BRANDI, Cesare. Teoria da Restauração. Tradução: Beatriz Mugayar Kuhl. Cotia, SP: Ateliê editorial, 2008.

JAKOBSON, Roman. Linguistica e Comunicação. Tradução: Isidoro Blikstein e José Paulo Paes. São Paulo, editora Cultrix, 2008.

HEIDEGGER, Martin. A Origem da Obra de Arte. Tradução: Idalina Azevedo e Manoel Antônio de Castro. São Paulo, edições 70, 2010.

Internet:

ALMEIDA, Marcia, Os afetos plásticos do corpo e a dança contemporânea.

http://www.portalabrace.org/vicongresso/pesquisadanca/Marcia%20Almeida%20-%20As%20afeta%E7%F5es%20plasticas%20do%20corpo%20e%20o%20conhecimento

%20sensive1.pdf, 2010.

ALMEIDA, Marcia, Arte Coreográfica: plasticidade corporal e o conhecimento sensível, http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/ISAC/article/view/50, 2011.

Publicado
2018-08-26
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações