Nas entrelinhas do movimento do corpo: uma experiência em andamento

Maria Carolina Vieira, Sandra Meyer Nunes

Resumo


A presente comunicação pretende abordar algumas questões relacionadas aos modos de pensar o corpo e a dança na contemporaneidade, procurando uma aproximação com elementos teóricos e práticos que possam delinear o campo de conhecimentos que compõem o universo da dança contemporânea em sua diversidade. Será aqui utilizado como referência prática e conceitual o trabalho que realizei como bailarina no “Grupo Cena 11 Cia de Dança”.1 Através do acompanhamento das atividades do grupo em aulas e ensaios durante um ano e meio, utilizarei tal referência como uma experiência práticoteórica, assim como fonte de estudo sobre o processo de pesquisa de movimento.

Palavras-chave


Corpo; Dança contemporânea; Técnica; Grupo Cena 11.

Texto completo:

PDF

Referências


GIL, José In: Fonseca, Tania M. Galli; ENGELMAN, Selda (org.). Corpo, Arte

e Clínica. Porto Alegre: Editora UFGS, 2004.

KATZ, Helena. A investigação inédita e surpreendente do Cena 11. Jornal

O Estado de S. Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em:

< http://www.helenakatz.pro.br/midia/helenakatz41215349305.jpg> Acesso

em: 18/05/12.

LAUNAY, Isabelle; GINOT, Isabelle. Uma fábrica de anti-corpos? Tradução

de Neuriel Alves. Publicada em 01/01/2003. Disponível em:

www.idanca.net. > Acesso em: 22/09/2011.

SOTER, Silvia. Sobre técnicas e métodos. In: WOSNIAK, Cristiane; MEYER, andra; SINGRID, Nora (orgs). Seminários de dança: o que quer e o que pode (ess)a técnica? Joinville: Letradágua, 2009.

ROCHA, Thereza. Entre a arte e a técnica: dançar é esquecer. In: WOSNIAK,

Cristiane; MEYER, Sandra; SINGRID, Nora (orgs). Seminários de dança: o

que quer e o que pode (ess)a técnica? Joinville: Letradágua, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2176-9516

Fomento à pesquisa e apoio