A invisibilidade da dança nas escolas de Ensino Médio da rede pública estadual de Salvador

  • Marília Nascimento Curvelo Universidade Federal da Bahia
  • Lúcia Helena Alfredi Matos Universidade Federal da Bahia

Resumo

Esta comunicação tem como objetivo discutir a invisibilidade da dança nas escolas
de Ensino Médio da rede pública estadual de Salvador a partir da articulação conceitual com a Sociologia das Ausências e das Emergências, proposta por Santos
(2007). Apoiado nos documentos federais e estaduais para o Ensino Médio e na
experiência da autora como docente que atua nesse nível de ensino com Dança, o
texto propõe a análise dos possíveis motivos dessa ausência. Discute, também, as
consequências de a LDB não ter se referido especificamente a cada uma das linguagens artísticas, deixando lacunas tanto em relação à presença dessas
linguagens em cada série quanto aos conteúdos a serem trabalhados nas diversas
etapas. Como metodologia para esta comunicação utilizou-se a análise documental
e interpretativa. Compreender as possíveis causas da ausência da dança nas
escolas, relacionando-as com a Sociologia das Ausências e das Emergências,
poderá lançar pistas sobre os motivos da sua invisibilidade até os dias atuais. A
socialização dessas considerações poderá proporcionar uma reflexão dos professores sobre a prática docente, assim como favorecer o reconhecimento da dança como campo/área de conhecimento.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. (Org.) Inquietações e mudanças no ensino da Arte. 5. ed. São Paulo: Cortez. 2008.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases. LDB n. 9.394. Brasil. 2006. Disponível em:

<http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/2762/ldb_6ed.pdf?sequence=7>. Acesso em: 10 ago. 2012.

SANTOS, Boaventura de Sousa, 1940 - Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. Tradução de Mouzar Benedito. São Paulo: Boitempo, 2007. Disponível em: < http://www.ces.uc.pt/bss/documentos/sociologia_das_ausencias.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2012.

Publicado
2018-08-26
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações