Dramaturgia do contato: atenção, intencionalidade e sensação na criação de uma poética cênica

  • Mayrla A. Ferreira Universidade Federal do Pará

Resumo

O presente texto aponta um caminho de experimentação artística, estabelecido por conexões múltiplas e heterogêneas dos intérpretes-criadores, da Ribalta companhia de dança, com suas histórias de vida, as quais são matéria-prima principal, articuladoras para o reconhecimento dos princípios e recorrências de uma dramaturgia específica, particular e local, a “dramaturgia do contato”. Tal proposição tem como bases o referencial teórico-metodológico rizomático de Deleuze e Guatarri (1995), a noção de “corponectivos” de Lenira Rengel (2008) e de dramaturgias de Eugenio Barba (2010) em tessitura com a linguagem do contato improvisação, como mais uma possibilidade de olhar a dança na contemporaneidade diante da plural diversidade humana.

Referências

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Publicado
2018-08-26
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações