Evocar, reapropriar-se, impregnar: ações poéticas para dar carne à memória

  • Mônica Fagundes Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O objetivo desta comunicação é refletir sobre os procedimentos de recriação da
coreografia-solo Chantal/Caixa de Ilusões, dançada pela primeira vez em 1994 e
reapresentada em 2010. O espetáculo Caixa de Ilusões, com direção de Eva Schul,
inspirou-se na peça O Balcão, de Jean Genet. Nele, a autora interpretou Chantal, a
prostituta que se torna mártir da revolução, dançando a mesma coreografia que foi
reencenada 16 anos depois, integrando o projeto Dar carne à memória. Como reviver no corpo essa coreografia para poder habitá-la? Como dar carne à essas memórias? Evocar o corpo, reapropriar-se do movimento e impregnar a coreografia foram algumas das ações poéticas utilizadas nesse processo. Sendo assim, as sensações, percepções e reflexões decorrentes da atuação da intérprete constituem as principais fontes de informações a serem analisadas nesse estudo. Desse modo, a autoetnografia, compreendida como escrita de si, que permite o ir e vir entre as
experiências pessoais e as dimensões culturais e que busca reconhecer, questionar
e interpretar as próprias estruturas e políticas do eu, tornou-se uma das principais
referências teórico-metodológicas do trabalho.

Referências

BERNARD, M. De la créatrion choregraphique. Pantin: Centre national de la

danse, 2001.

DANTAS, M. Apontamentos para uma reflexão sobre a dança contemporânea ao Sul do Brasil a partir do projeto dar carne à memória. In XAVIER, J.; MEYER, S.;

TORRES, V (org.). Histórias da Dança. Florianópolis: Ed. da UDESC, 2012, p. 101-120.

FÈBVRE, M. Danse contemporaine et théâtralité. Paris: Chiron, 1995.

FORTIN, S. Contribuições possíveis da etnografia e da autoetnografia para a

pesquisa em prática artística. Cena. n. 7, p. 77-86, 2009.

IZQUIERDO, Ivan Antonio. Tempo e tolerância. Porto Alegre: Ed. da

Universidade/UFRGS, 1998.

IZQUIERDO, I.; BEVILAQUA, L. R. M.; CAMMAROTA, M. A arte de esquecer.

Estudos Avançados, v. 58, n. 20, p. 289-296, 2006.

MORA, Francisco. Continuum: como funciona o cérebro? Porto Alegre: Artmed, 2004.

PICON-VALLIN, B. Os novos desafios da imagem e do som para o autor: em direção a um “super-ator”? Cena, n. 7, p. 66-76, 2009.

Publicado
2018-08-26
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações