O UNIVERSO ÉTNICO CULTURAL DOS BLOCOS AFRO ILÊ AYÊ, OLODUM, MALÊ DEBALÊ E BANKOMA NA CENA CONTEMPORANEA NUMA CIDADE TRANSATLÂNTICA

  • Nadir Nóbrega Oliveira Universidade Federal da Bahia
  • Suzana Martins Universidade Federal da Bahia

Resumo

A presente pesquisa de doutoramento, que se desenvolveu na Cidade de Salvador, Estado da Bahia, território de grande incidência negra, nos seus espaços de referência étnico e cultural, dedica-se a formular o aparato teórico e metodológico na cena contemporânea, sobre um conjunto de eventos dos blocos afro carnavalescos soteropolitanos: Ilê Aiyê, Olodum, Malê Debalê e Bankoma, levando em consideração o âmbito das Artes Cênicas, explorando os princípios antropológicos, estéticos e éticos formadores de suas práticas espetaculares e educacionais. Em conclusão provisória é sabido que no decorrer da história, as artes espetaculares localizadas nestes terrenos de pulsões, inspiradas em África, que atravessa o Oceano Atlântico e ancora no Brasil construindo e reconstruindo a estética africana brasileira com os seus entendimentos, desejos e sonhos.

Referências

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Publicado
2018-08-26
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações