A DANÇA COMO PARTE DE RITUAIS DE ADORAÇÃO EM COMUNIDADES EVANGÉLICAS

  • Renato Gonçalves Rodrigues Universidade de Brasília
  • Soraia Maria Silva Universidade de Brasília

Resumo

Este trabalho objetiva entender melhor como a dança tem estado presente nas
comunidades evangélicas em momentos de cultos e quais as implicações dessa presença. Sendo parte de uma pesquisa de mestrado que tem uma abrangência maior, intitulada A dança cristã protestante no Brasil: sua manifestação artística na atualidade. A dança no meio evangélico se mostra como uma área de grande crescimento, mas que, muitas vezes, é conhecida somente pelo grupo que a pratica e suas comunidades. Este trabalho pretende dar visibilidade para essa manifestação estética para posteriores estudos na academia. Utiliza como coleta de dados uma entrevista realizada com duas bailarinas de uma companhia de dança que atua nessa perspectiva há duas décadas. Partindo do estudo da dança presente em rituais religiosos para então pensar essa dança em manifestações de adoração em comunidades evangélicas. Enfatiza as características peculiares que diferenciam a dança dentro da Igreja Evangélica daquela realizada em outros lugares.

Referências

BÍBLIA. Português. Bíblia de Referência Thompson com versículos em cadeia

temática. 11. Impressão. Compilado e redigido por Frank Charles Thompson. Trad. João Ferreira de Almeida. São Paulo: Ed. Vida, 1999.

BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

DIOGO, Adriana Pinheiro. Adoração Criativa: manual para a formação de grupos de teatro e dança. 2. ed. Goiânia: Vinha Editora, 2008.

FERNANDES, Francisco; LUFT, Celso Pedro; GUIMARÃES, F. Marques. Dicionário Brasileiro Globo. 50. ed. São Paulo: Globo, 1998.

GARAUDY, Roger. Dançar a vida. 7. ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1980.

PORTINARI, Maribel. História da dança. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Nova

Fronteira, 1989.

TORRES, Luciana Rodrigues Pinheiro. Dança no culto cristão. Dissertação

(Mestrado em Ciências da Religião)–Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2007.

Publicado
2018-08-26
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações