De como cadeiras se movem: uma experiência a/r/tográfica no Canadá
Resumo
O presente texto é um relato de experiência a/r/tográfica no Canadá. Por meio da metodologia de pesquisa educacional baseada nas artes, a/r/tography, proposta por Rita Irwin, professora pesquisadora da Universidade da Columbia Britânica em Vancouver, há um entrelugar educacional que proporciona aos artistas/pesquisadores/professores existirem em contigüidade, num híbrido despertar texto-corpo.Referências
ALBANO, A. A. M.; STRAZZACAPPA, M. M. (orgs). Entrelugares do corpo e da
arte. Campinas, SP: FE/ UNICAMP, 2011
BARONE, T; EISNER, W. E. Arts based research. Los Angeles: Sage
Publications, Inc., 2012.
BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução de Carlos
Albert Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
BEARE, D. A/r/tography, Secondary Theatre Teaching, and The Theatre of
Possibilities Project. Youth Theatre Journal, 23:162-175, 2009.
DELEUZE, G; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de
Janeiro. Ed. 34, 2004
IRWIN, R. L. Towards an aesthetics of unfolding in/sights through curriculum.
Journal of Canadian Association for Curriculum Studies, v. 1, n.2, p.1-17. 2003
IRWIN, R. L., & de COSSEN, A. A/r/tography: Rendering self through artsbased living inquiry. Vancouver, British Columbia, Canada: Pacific Educational Press. 2004.
LEGGO, C.; SINNER, A; IRWIN, R; PANTALEO, K; GOUZOUASIS, P;
GRAUER, K. Lingering in liminal spaces: a/r/tography as living inquiry in a language arts class.International Journal of Qualitative Studies in Education.
Vol.24, No.2 March-April, 239-256 - 2011
SPPRINGAY, S.; IRWIN, R. L.; LEGGO, C.; GOUZOUASIS, P. (Orgs.). Being
with A/r/tography. Rotterdam: Sense Publishers. 2008.
SPRINGGAY, S.; IRWIN, R. L.; WILSON KIND, S. A/r/tography as living inquiry
through art and text. Qualitative Inquiry, v 11, n.6, p. 897-912, 2005.