Considerações Sobre o Surgimento do Conceito Baleteatro Em Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais
Resumo
O presente artigo apresenta uma abordagem das mútuas relações e influências existentes entre duas áreas artísticas de conhecimento na cidade de Belo Horizonte, a saber, a Dança e o Teatro. A intenção é trazer à memória a criação do conceito de baleteatro a partir da influência direta de dois artistas pioneiros no cenário da formação e estruturação da dança e do teatro mineiros, ou seja, Klauss Vianna e Dulce Beltrão. Pretende-se aventar ainda, o impacto que esse encontro produziu no contexto artístico local (e nacional posteriormente), inclusive recordando a decorrente criação nacional da função de preparador corporal [para o teatro].Referências
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Horizonte: Instituto Cidades Criativas, 2010a. (Personalidades da Dança em
Minas Gerais, Livro 3).
____________________________Dulce Beltrão: o sentimento em dança. Belo
Horizonte: Instituto Cidades Criativas, 2010b. (Personalidades da Dança em
Minas Gerais, Livro 4).
BERGSON, Henri. Matéria e Memória. São Paulo: Martins Fonte, 1990.
HASSARD, J. Imagem do Tempo no Trabalho e na Organização. In: CLEGG, S. R., HARDY, C., NORD, W. R.; CALDAS, M., FACHIN, R., FICHER, T. handbook de Estudos Organizacionais. São Paulo: Atlas, 2001.
IZQUIERDO, Iván. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2002.
REIS, Glória. Natália Lessa: desejo e prazer de dançar. Belo Horizonte:
Instituto Cidades Criativas, 2010a. (Personalidades da Dança em Minas Gerais, Livro 1).
________Carlos Leite: tradição e modernidade. Belo Horizonte: Instituto
Cidades Criativas, 2010b. (Personalidades da Dança em Minas Gerais, Livro
. VIANNA, Klauss. A Dança /Klauss Vianna e Marco Antonio de Carvalho. São Paulo: Siciliano, 1990.