Considerações Sobre o Surgimento do Conceito Baleteatro Em Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais

  • Tânia Mara Silva Meireles Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O presente artigo apresenta uma abordagem das mútuas relações e influências existentes entre duas áreas artísticas de conhecimento na cidade de Belo Horizonte, a saber, a Dança e o Teatro. A intenção é trazer à memória a criação do conceito de baleteatro a partir da influência direta de dois artistas pioneiros no cenário da formação e estruturação da dança e do teatro mineiros, ou seja, Klauss Vianna e Dulce Beltrão. Pretende-se aventar ainda, o impacto que esse encontro produziu no contexto artístico local (e nacional posteriormente), inclusive recordando a decorrente criação nacional da função de preparador corporal [para o teatro].

Referências

ALVARENGA, Arnaldo Leite de. Klauss Vianna: abrindo caminhos. Belo

Horizonte: Instituto Cidades Criativas, 2010a. (Personalidades da Dança em

Minas Gerais, Livro 3).

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Horizonte: Instituto Cidades Criativas, 2010b. (Personalidades da Dança em

Minas Gerais, Livro 4).

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HASSARD, J. Imagem do Tempo no Trabalho e na Organização. In: CLEGG, S. R., HARDY, C., NORD, W. R.; CALDAS, M., FACHIN, R., FICHER, T. handbook de Estudos Organizacionais. São Paulo: Atlas, 2001.

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REIS, Glória. Natália Lessa: desejo e prazer de dançar. Belo Horizonte:

Instituto Cidades Criativas, 2010a. (Personalidades da Dança em Minas Gerais, Livro 1).

________Carlos Leite: tradição e modernidade. Belo Horizonte: Instituto

Cidades Criativas, 2010b. (Personalidades da Dança em Minas Gerais, Livro

. VIANNA, Klauss. A Dança /Klauss Vianna e Marco Antonio de Carvalho. São Paulo: Siciliano, 1990.

Publicado
2018-08-26
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações