Ópera dos Vivos: politização pela memória

  • Flávia Almeida Vieira Resende Universidade Federal de Minas Gerais
  • Sara del Carmen Rojo de La Rosa Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise da peça “Ópera dos Vivos”
(2010), da Companhia do Latão, entendendo que ela que se constitui como uma
experiência viva, capaz de ativar e construir memórias que levem a uma crítica política
da sociedade brasileira atual. Trata-se de um “espetáculo estudo” de quatro atos que
passa pela história da Indústria Cultural no Brasil da década de 1950 até hoje. Ao longo da peça, os espectadores são confrontados com cenas historizadas: um grupo de teatro político que faz uma representação das ligas camponesas; um filme em que a
força do capital burguês funda uma rede televisiva e financia o golpe militar; um show
de música pop, em que o ideal político é abafado pelo caráter supostamente libertador
da mercadoria; e um estúdio de televisão atual, em que a fetichização da mercadoria é
extrema e qualquer menção política parece soar anacrônica. A possibilidade de
representação e crítica desse estado de esmagamento do sujeito está na criação e
ativação de uma memória ao longo das quatro horas de duração do espetáculo, que se
manifesta no último ato – o que corresponde ao presente – como ausência e
reminiscência do olhar politizado.

Referências

ADORNO, Theodor. Teoria Estética. Trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1993.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da história. In Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e historia da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1996. P. 222 –232.

COMPANHIA DO LATÃO. Ópera dos Vivos: estudo teatral em 4 atos. Dir: Sérgio de Carvalho. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2010. Programa da peça.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. O significa elaborar o passado?. In Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006. P. 97-105.

NAKAMURA, Danilo Chaves. Encenar o impossível – Uma interpretação da peça Ópera dos Vivos da Companhia do Latão. Texto publicado em 26 de setembro de 2011. Disponível em <http://interludium.com.br/2011/09/26/encenar-o-impossivel-umainterpretacao-

da-peca-opera-dos-vivos-da-companhia-do-latao-por-danilo-chavesnakamura/ >. Último acesso: setembro de 2012.

Seção
Teatro Brasileiro