Pequeninos recortes, caminhos abertos para um retrato do mambembe brasileiro no século XX: potencialidades de um acervo familiar fragmentado

  • Karina A. S. Faria Universidade Federal da Bahia
  • Ângela Reis Universidade Federal da Bahia

Resumo

Este artigo descreve os desafios encontrados em pesquisa de doutorado sobre a carreira da atriz Celina Ferreira (localizada entre as décadas de 20 e 60 do século XX), cuja fonte principal de dados é um acervo familiar fragmentado, organizado de modo caseiro. Os documentos, (notas de jornal, fotos, roteiros de programas de rádio, certificados de prêmios e anotações), foi sistematizado, digitalizado e/ou copiado. Aqui, será descrito o tratamento de 175 recortes de jornal referentes às carreiras de Celina Ferreira e Ferreira da Silva (seu marido). Os fragmentos encontrados nesses recortes que, em sua maioria, não possuem referência à data ou ao nome do periódico, serviram como pistas para estudar as companhias itinerantes no Nordeste brasileiro, no início do século XX. Pistas que, aliadas a outras fontes documentais e bibliográficas, formam um leque de possibilidades de interpretação sobre o universo destas companhias, construindo um panorama aberto sobre ele.

Referências

BARROS, Rego. 30 anos de Theatro. Rio de Janeiro: Cnunis, 1932.

BRANDÃO, Tania. Uma empresa e seus segredos: Companhia Maria Della Costa. São Paulo: Perspectiva; Rio de Janeiro: Petrobras, 2009.

SIMÕES, Leonardo Amarante. Céo da Câmara: O Relicário de uma atriz da primeira metade do século XX. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro, 2009.

ULLES, Mário. A vida íntima do Teatro Brasileiro: Memórias de Mario Ulles. 50 anos de Teatro (de 1903 a 1953). São Paulo: Oficina da Empresa Gráfica da Revista dos Tribunais, 1954.

Seção
Teatro Brasileiro