O Bumba-meu-Boi em A revolução dos beatos, de Dias Gomes

  • Larissa de Oliveira Neves Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Um dos caminhos seguidos para a consolidação do teatro brasileiro moderno foi a incorporação de elementos da cultura popular tradicional brasileira na temática e na forma da dramaturgia e dos espetáculos. Alguns autores foram importantes nesse sentido, como A. Suassuna, Dias Gomes e C. A. Soffredini. Neste trabalho, apresento uma análise de como Dias Gomes apropriou-se dos elementos do folguedo Bumba-Meu-Boi na criação da peça Revolução dos Beatos, encenada em 1962 pelo TBC.

Referências

ANDRADE, Mário de. Danças dramáticas do Brasil.

BORBA, Hermilo, Apresentação do Bumba-meu-Boi. 2ª ed. Recife:

Editora Guararapes, 1982.

CASCUDO, Dicionário do folclore brasileiro. São Paulo: Global, 2000.

GOMES, Dias, Os falsos mitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

____________Os heróis vencidos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

____________, Peças de juventude. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,

ROSENFELD, O mito e o herói no moderno teatro brasileiro. 2ª ed. São

Paulo: Perspectiva, 1996.

SITE: http://portal.iphan.gov.br/portal/baixaFcdAnexo.do?id=1862

(acessado em 29/09/2012)

Seção
Teatro Brasileiro