Estudo da teatralidade na colônia: formas espetaculares do "Triunfo Eucarístico" nas Minas Gerais do século XVIII
Resumo
A pesquisa tem como objetivo estudar, do ponto de vista da teatralidade, a festividade "Triunfo Eucarístico", que ocorreu em Vila Rica, então capitania de Minas Gerais, em 1733. A manifestação é um fenômeno espetacular estruturado por procissões, cavalhadas, apresentações de espetáculos teatrais, números musicais, danças, discursos públicos e rezas. O estudo procura compreender esse complexo de manifestações (produzidas por uma irmandade religiosa) do ponto de vista da relação entre formas teatrais e formações culturais, a partir do teórico inglês Raymond Willians em Cultura. A festividade é um estudo de caso que permite discutir questões importantes da produção cênica do século XVIII, sempre relacionada de maneira intrínseca com a religião e a política do período. Autores como Affonso Ávila e Laura de Mello e Souza, Sérgio Buarque de Hollanda e Fritz Teixeira Salles, são referênciasnesse estudo, dando ferramentas para uma análise profunda das relações
entre teatro e história no século XVIII. O estudo das formas teatrais ligadas a
esse acontecimento pode fornecer material para uma maior compreensão das
características pouco estudadas do teatro colonial.
Referências
AVILA, Affonso. O lúdico e as projeções do mundo barroco v. I e II. São Paulo,
Perspectiva, 1994.
BORGES, Celia Maia Borges. Escravos e Libertos nas Irmandades do Rosário.
Juiz de Fora: Editora UFJF, 2005.
HOLANDA, Sérgio Buarque de (org). História Geral da Civilização Brasileira:
administração, economia e sociedade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
JANCSÓ, István e KANTOR, Iris (orgs.). Festa: cultura e sociabilidade na
américa portuguesa v. I e v. II. São PauLo: Hucitec/EDUSP/Imprensa Oficial,
MAGALDI, Sábato. Panorama do teatro brasileiro. São Paulo: Global, 2001.
SALLES, Fritz Teixeira. Associações Religiosas no Ciclo do Ouro. São Paulo:
Perspectiva, 2007.
WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.