Roteiros da cena contemporânea carioca

  • Nanci de Freitas Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O texto apresenta reflexões relacionadas ao estudo da cena carioca contemporânea, montando um roteiro das principais criações que se desenvolvem numa aproximação do teatro com outros meios artísticos. A noção de roteiro surge de um aforismo de Oswald de Andrade, no Manifesto Antropófago, sendo utilizada aqui para estudar as formas de composição, tanto da “escrita dramatúrgica” quanto da “escrita cênica”, que se estruturam no processo de criação.

Referências

ANDRADE, Oswald. A utopia antropofágica. São Paulo: Globo, 1995.

BRANDÃO, Tania. “Visionários e alienados”, in RevistaUSP, nº 14. São Paulo:

Universidade de São Paulo, 1992. Pág.: 28-33.

Espirais: Armazém Companhia de Teatro 1987-2007. Org. Paulo de Moraes,

Maurício Arruda Mendonça e Marcos Losnak. Rio de Janeiro: Armazém

Companhia de Teatro: Kan Editora, 2008. 306 p, il.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Trad. Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

Na Companhia dos atores. Org.: Enrique Dias, Fábio Cordeiro. Marcelo Olinto. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2006.

Para ver com olhos livres - Armazém Companhia de teatro: projeto memória: trajetória em imagens. Rio de Janeiro: O Armazém, 2003.

PAVIS, Patrice. “A herança clássica do teatro pós-moderno” in: O teatro no

cruzamento de culturas. Trad.: Nanci Fernandes. São Paulo: Perspectiva, 2008.

SARRAZAC, Jean-Pierre (org.). Léxico do drama moderno e contemporâneo.

Trad.: André Telles. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno - (1880-1950). Trad. Luiz Sérgio Repa. São Paulo: Cosac & Naify: 2001.

Seção
Teatro Brasileiro