O trabalho teatral de João das Neves: da crítica militante à formação do Grupo Opinião

  • Roberta Carbone Universidade de São Paulo
  • Maria Silvia Betti Universidade de São Paulo

Resumo

Essa comunicação tem por objetivo apresentar a pesquisa sobre o trabalho teatral de João das Neves nas décadas de 1960 e 1970. Dividida em três partes, que correspondem a fases diferentes de sua atuação artística, a primeira aborda a crítica militante e tem como material de referência as publicações no jornal Novos Rumos nos anos 1960. A segunda parte trata da experiência de Neves no Centro Popular de Cultura da UNE, a partir de 1963, e tem como ponto de partida a posição diversa ao Anteprojeto do manifesto do CPC, elaborado por Carlos Estevam Martins, segundo uma reflexão que leve em conta a relação entre a elaboração do pensamento teórico e a prática efetiva do CPC. A terceira e última parte refere-se à formação e ao trabalho do Grupo Opinião, que teve Neves como um dos idealizadores dessa tentativa de
manutenção do debate do pré-64, já num contexto político diferente do que deu
origem às duas primeiras partes da pesquisa. Assim, as três partes dessa comunicação pretendem apresentar os trabalhos do artista numa análise que possibilite entender historicamente o processo cultural do país, a partir do apontamento da relevância de João das Neves no cenário teatral brasileiro.

Referências

Arte em Revista n° 1 e 2 (Anos 60). São Paulo: CEAC/Kairós, 1979.

Arte em Revista n° 3 (Questão O popular). São Paulo: CEAC/Kairós, 1980.

BARCELOS, Jelusa. CPC – Uma história de paixão e consciência. São Paulo:

Nova Fronteira, 1994.

COSTA, Iná. A hora do teatro épico no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra,

MORAES, João Quartim de. História do marxismo no Brasil. Teoria.

Interpretações. Vol. 3. Campinas: Unicamp, 2003.

SCHWARZ, Roberto. O pai de família e outros estudos. Rio de Janeiro: Paz e

Terra, 1978.

TRAULITO 3ªed.. São Paulo: Companhia do Latão, dez, 2010.

Seção
Teatro Brasileiro