O Complexo de Electra em Nelson Rodrigues
Resumo
O presente artigo tem por finalidade investigar, e discorrer, a presença do“Complexo de Electra” em três peças teatrais do dramaturgo Nelson Rodrigues, a
saber: Álbum de Família, Anjo Negro, e Senhora dos Afogados. O “Complexo de
Electra” foi um termo forjado por Carl Jung. Para Jung, o Complexo de Electra
viria a ser o correspondente feminino do “Complexo de Édipo” formulado por seu
mestre Sigmund Freud. O “Complexo de Édipo” é explicado por Sigmund Freud
como um desejo inconsciente que a criança do sexo masculino tem em relação à
sua mãe, e em razão disso trava, também inconscientemente, uma disputa contra
seu pai pela atenção da mãe, fazendo com que a criança do sexo masculino
tenha uma rejeição inconsciente à figura paterna nos seus primeiros anos de vida.
Já o “Complexo de Electra”, é explicado por Carl Jung, como uma predileção que
a criança de sexo feminino tem pela figura paterna em detrimento da figura
materna. Nestas obras de Nelson Rodrigues, em cada uma delas nos deparamos
com um chefe de família como protagonista. Em cada uma dessas peças esses
patriarcas possuem cada um deles uma filha que devota um amor exacerbado
pela figura paterna, e uma grande rejeição pela figura materna, salientando que;
em todas as três peças, os patriarcas cometeram atos bizarros no passado e,
ainda assim, são veementemente defendidos por suas filhas que buscam tornar
seus atos justificáveis.
Referências
FREUD: Conflito e Cultura: ensaios sobre sua vida, obra e legado/organização de Michael S. Roth em associação com The Library Congress; tradução, Vera Ribeiro. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.
KÜHL, Eurípedes. Sonhos: Viagens à alma. São Paulo: Butterfly Ltda, 2001.
RODRIGUES, Nelson. Teatro Completo de Nelson Rodrigues, 2: peças
míticas / organização e introdução de Sábato Magaldi. – Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 1981.
SANTORO, Silvana. Reescritura do Mito em Nelson Rodrigues. Itinerários:
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SCOTT, Jill. Electra After Freud: Myth and Culture. New York: Cornell
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