Textos em Trapos: Preparação Vocal Transdisciplinar

  • Adriana Fernandes Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O trabalho de preparação vocal do ator passa necessariamente também pelo trabalho de texto. No entanto, quando os textos se apresentam diferentes do convencional, quer seja com relação a sua configuração na página ou em sua disposição dos fatos, eles se apresentam como textos “de(s-con)formados”. O presente estudo pretende iniciar a discussão deste assunto e sugerir possibilidades de trabalho para esta complexidade a partir das discussões de Roman Jakobson sobre a linguagem usada artisticamente, ou a linguagem poética verbalizada. Os textos que suscitaram esta pesquisa são O Percevejo de Maiakovski, A Morta de Oswald de Andrade, Companhia de Beckett, Música de Câmara e Finnegans Wake de James Joyce. Parte-se da
hipótese de que o treinamento do ator para textos de(s-con)formados exige do ator e do preparador vocal conhecimentos de semiótica, linguística e literatura, além dos conhecimentos da técnica teatral e por isso a dificuldade de concepção e aplicação de um treinamento que contemple esta formação.

Referências

ANDRADE, Oswald. 1973. A Morta. Rio de Janeiro: Serviço Nacional de Teatro.

BECKETT, Samuel. 1980. Companhia. Rio de Janeiro: Francisco Alves.

CAMPOS, Augusto e Haroldo. 2001. Panorama do Finnegans Wake. São Paulo: Perspectiva.

CAMPOS, Augusto e Haroldo de, SCHNAIDERMAN, Boris. 2003. Maiakóvski. São Paulo: Perspectiva.

FONSECA, Maria Augusta. 2007. Oswald de Andrade: Biografia. São Paulo: Globo.

JAKOBSON, Roman. 1990. Poética em Ação. São Paulo: Perspectiva.

JOYCE, James. 2002. Música de Câmara. São Paulo: Iluminuras.

MAIAKÓVSKI, Vladímir. O Percevejo. 2009. São Paulo: Editora 34.

PAIVA, Cristina. 2011. Além da Teoria da Montagem de Eisenstein: Princípios Gerais da Construção de Obras de Arte. Tessituras & Criação, n.2, Dez. 2011. Disponível em http://revistas.pucsp.br/index.php/tessitura. Acesso em 30 out.2012.

Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção