“Performances da leitura: memórias do leitor-espectador como insurgências da cena contemporânea”
Resumo
Este trabalho propõe refletir sobre três conceitos, a saber: leitura, memória e insurgência, cada vez mais presentes na cena contemporânea. A ideia de uma cena que se introduz e transforma fatos históricos relidos e reescritos pelas artes do espetáculo, permite-nos pensar a leitura cênica como revisão da história. Cena e ficção como espaços mnemônicos de discursos individuais e coletivos, a partir dos quais os limites entre a estética e a política tornam-se cada vez menos demarcados. Para tanto, defendemos a leitura como ato performático que visa a problematização da escrita.Referências
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Ed. 34,
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed PUC-Rio, 2010.
________________________. Corpo e forma: ensaios para uma crítica nãohermenêutica.
Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.
LEHMANN, Hans-Thies. Escritura política no texto teatral: ensaios sobre
Sófocles, Shakespeare, Kleist, Büchner, Jahnn, Bataille, Brecht, Benjamin,
Müller, Schleef. São Paulo: Perspectiva, 2009.
MANGUEL, Alberto. A biblioteca à noite. São Paulo: Companhia das Letras,