Dança como área de conhecimento – dos PCNs à implementação no Sistema Educacional Municipal de Manaus

  • Amanda da Silva Pinto Universidade Federal da Bahia
  • Lenira Peral Rengel Universidade Federal da Bahia

Resumo

A pesquisa que se apresenta permeia as preocupações no que diz respeito à
implementação da Dança na Escola, especificamente no Projeto Político Pedagógico do Sistema Educacional Municipal de Manaus, assumindo-a como área de conhecimento, contemplado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para a Dança. Com referência nesses Parâmetros para a Dança é que se busca nesta pesquisa tentar compreender as lacunas teóricas presentes entre eles e o Projeto Político Pedagógico (PPP), visto que, é provavelmente um problema de compreensão pelas Políticas Públicas de a Dança ser parte da Educação Escolar,
como também um problema de entender o corpo na Escola. O que se tem hoje curricularmente inserido são as disciplinas de Educação Artística e Educação Física, onde um ou outro professor trabalha a dança por iniciativa própria (sem se referenciar nos PCNs para a Dança), e não como uma disciplina que tem conhecimento e signos próprios a sua linguagem, e que deve estar articulada às demais disciplinas, o que é fruto de um PPP. Este estudo se constituirá na análise do documento especificado, e será desenvolvido por meio de uma abordagem qualitativa, proposta por Antônio Severino, focando no que ele entende por Análise de Conteúdo, onde a Dança será analisada nos seus aspectos teórico-metodológicos, artísticos e transdisciplinares. Esta análise é construída fazendo conexões com as áreas de Estudos do Corpo (Lenira Rengel e Michela Parisoli), da Educação (Boaventura de Souza Santos e Ana Mae Barbosa), da Dança como área de conhecimento (PCNs, FINEP e CNPq), da Cognição (Lenira Rengel e António Damasio) e dos Estudos da Cultura, sobre projetos e leitura de Políticas Públicas (Gilsamara Moura), conceito de Saber/Poder (Michael Foucault) e ainda da Dança (Helena Katz). Os estudos sobre “meme” de Richard Dawkins e sobre “tabula rasa” de Steven Pinker também permearão esta construção analítica. Esta pesquisa é um projeto de dissertação, e que já está em execução, com previsão de término em dezembro de 2010.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino da Arte. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Decretado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo Presidente da República vigente.

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte – ensino de quinta à oitava séries / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998.

DAMASIO, Antonio. Em busca de Espinosa: prazer e dor nas ciências dos

sentimentos. Trad. Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

FOUCAULT, Michael. A Ordem do Discurso. Trad. Laura Faiga. 11.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

KATZ, Helena Tânia. Um, dois, três. A Dança é o pensamento do corpo. Belo

Horizonte: Helena Katz, 2005.

MARQUES, Isabel A. Dançando na Escola. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

NAJMANOVICH, Denise. O sujeito encarnado – questões para pesquisa no/do

cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

PARISOLI, Maria Michela Marzano. Pensar o Corpo. Petrópolis: Vozes, 2004.

PIRES, Gilsamara, O corpo na multidão aprende a se comunicar: políticas públicas para dança em Araraquara de 2001 a 2003. PUC-SP. Doutorado em Comunicaçao e Semiótica. São Paulo, 2008. Or. Helena Katz.

RENGEL, Lenira. Corponectividade – Comunicação por procedimento metafórico nas mídias e na educação. 2007. 169 f. Tese (Doutorado em Comumicação e Semiótica) – Área de Concentração Signo e Significação das Mídias, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2007.

SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as ciências. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo, Cortez, 2007.

Publicado
2018-08-30