Vozes de Ngoma: Performance Ritual e Linguagem Teatral

  • Carina Maria Guimarães Moreira Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo

O embate entre representação e performance marca profundamente o fazer cênico do século XX e contemporâneo. Se por um lado a noção de representação encontra-se, na nossa história, cada vez mais ligada à idéia de reprodução da vida no palco, a performance surge com a idéia de aproximação entre arte e vida. No centro desse debate, Richard Schechner define a idéia de “comportamento restaurado”, fundamental para compreensão de outra dimensão da performance: a performance cultural e ritual. Nesse sentido, o pensamento de Schechner não apenas abre o horizonte para compreensão de novas formas de expressão cênicas contemporâneas, como propõe novas diretrizes de análise e confecção para o teatro representacional. O que propomos, a partir da análise do processo de criação do espetáculo Vozes de Ngoma, TCC de Direção em Teatro da Universidade Federal de Ouro Preto, é compreender como as teorias da performance de Schechner podem modificar e re-propor métodos e técnicas para os processos, tanto de ensaio como de apresentação, do teatro representacional.  O referido trabalho de montagem de conclusão de curso, propondo tratar do contato cultural entre África e Europa em terras brasileiras, a partir do choque entre crenças religiosas diversas, configurou-se, enquanto produto final, como um espetáculo cênico de caráter representacional, com dramaturgia textual, atores, personagens, enredo, etc. Porém, ao partir da vontade de investigar o universo que engloba o imaginário africano – e seus vestígios na formação da cultura brasileira – tornou-se visível um choque, e uma série de questionamentos, quanto ser a forma representativa a melhor para tal conteúdo. São exatamente tais questionamentos, longe de terem sido resolvidos em tal montagem, que propomos colocar em debate na presente comunicação.

Referências

BARBA, E. / SAVARENSE, N. A Arte Secreta do Ator / Dicionário de Antropologia Teatral. Campinas-SP: Ed. UNICAMP, 1995.

BRECHT, B. Teatro Dialético. Ensaio. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.

COHEN, R. Performance como Linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2007.

GROTOWSKI, J. Em Busca de um Teatro Pobre. Trad. Aldomar Conrado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.

PRADO, Décio de A. “A personagem no teatro”. In: A Personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva,1981.

SCHECHNER, R. Performances Studies: An introduction. Londres e Nova York:

Routledge, 2002.

________. “O que é performance”. In O Percevejo. Revista de teatro, crítica e estética. Rio de Janeiro: UNIRIO; PPGT; ET, Ano II, n.12, pág. 25-50. 2003.

SLENES, R. W.. “ ‘Malungu, ngoma vem!’ África encoberta e descoberta no Brasil”. In: Cadernos da Escravatura. Luanda, 1995.

TURNER, V. W. O Processo Ritual: a estrutura e enti-estrutura; tradução de Nancy Campi de Castro. Petrópolis:Vozes, 1974.

Publicado
2018-08-30