Como são trabalhados os conceitos teóricos da etnocenologia e da performance nos processos criativos e nas investigações cênicas?

  • Cesar Huapaya Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Os estudos das artes e das práticas performativas levaram os pesquisadores a se interrogarem sobre quais são as perspectivas, temas, teorias e conceitos filosóficos dos estudos da performance. Como esses conceitos são trabalhados nos processos de criação e investigação das artes cênicas, das artes performativas e nos estudos sobre as práticas performativas?.A performance não é uma disciplina rígida, é uma antidisciplina. Na antropologia, ela é considerada uma etnociência; nas artes, uma tendência que teve seu início nos anos 1960. Nos estudos das artes cênicas, a etnocenologia e a antropologia teatral vão encontrar na antropologia da performance e na antropologia social conceitos teóricos, como as técnicas de corpo, inculturação aculturação, gestus, ação e alteridade. Os estudos da antropologia e da sociologia também vão buscar na metáfora do teatro fontes de pesquisa e teorias. A metáfora do teatro, na antropologia, e a perspectiva antropológica das artes e das artes cênicas demonstram o caráter interdisciplinar nas artes cênicas, nos estudos da história das artes e na antropologia. Hoje é impossível falar em um estudo puro. Os pensamentos filosóficos, psicanalíticos, antropológicos, históricos, físicos, biológicos e lingüísticos são citados como fontes teóricas que são trabalhadas nos estudos das artes e da antropologia.Vivemos um novo paradigma que é o fim da forma de pensar singular e única. Para qualquer disciplina desenvolver-se, precisa abrir o seu campo de estudos e olhar as outras pesquisas feitas em outras áreas. A performance ou os estudos das artes performativas e das práticas performativas tornaram-se temas de estudos das civilizações ocidental e oriental com suas formas de vida.

Referências

DANTO, Arthur. Après la fin de l’art, Paris, Seuil (titre original: Beyond the Brillo Box the Visual Arts in Post-Historical Perspective, Farrar, Straus&Giroux, 1992). Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história, São Paulo: Edusp/Odysseus, 2004.

BELTING, Hans. O fim da História da arte: uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac Naify, 2006,

LYOTARD, Jean-François. Des dispositifs pulsionnels, Paris, Galilée, 1994.

GOODMAN, Nelson.Langages de l´art. Nimes,1990.

PAVIS, Patrice. La mise em scène contemporaine - Origens, tendances, perspectives. Paris: Armand Colin, 2007.

Publicado
2018-08-30