Performance, sons e imagens: intervenções corpóreas

  • Eduardo Nespoli Universidade Estadual de Campinas

Resumo

O trabalho explora o tema da transformação corporal e da criação em performance, focado na relação do corpo com o espaço, o som e os objetos. Para estudar estas relações, investiguei no ritual xamanístico de- nominado maraká, realizado pelo povo indígena Asurini do Xingu, os elementos operacionais de sua performance, as relações que o xamã e o wanapy (papéis rituais do manaká) desenvolvem com a preparação do espaço e o manuseio de objetos plásticos e sonoros enquanto agentes de sua transformação corporal. Acompanhei o processo de preparação do ritual do maraká e assisti a realização dos ritos. Esta investigação, por sua vez, forneceu recursos para observar uma relação específica que a performance desenvolve com o espaço, os objetos e as tecnologias contemporâneas: estes elementos são utilizados para transformar as percepções, como os objetos utilizados no ritual maraká. Tecendo este tema, abordado a partir desta perspectiva, criei uma instalação interativa utilizando recursos tecnológicos digitais, cujos conteúdos referem-se à experiência de campo.

Referências

GUATTARI, F. – Caosmose: um novo paradigma estético. Rio de Janeiro. Editora 34.

LÉVY, P. – As tecnologias da inteligência. São Paulo/SP. Ed. 34. 1993.

LEHMANN, H. - Teatro Pós-Dramático. São Paulo. Cosac Naify. 2007.

MÜLLER, R. P. - Os Asuriní do Xingu: história e arte. Campinas. Editora da Universidade Estadual de Campinas. 1990.

Publicado
2018-08-30