Pesquisa e arte: da modernidade a desfronteirização contemporânea nos processos criativos do corpo teatral investigativo

  • Gisela Reis Biancalana Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Questões latentes a respeito da arte contemporânea, seu papel e sua situação atual no contexto da pesquisa têm sido aprofundadas à medida em que os artistas adentram no universo acadêmico. As artes inseridas no contexto universitário sofrem acusações depreciativas por não se adequarem aos moldes científicos instituídos e hegemônicos a séculos. Porém, estes cursos possuem características que devem ser valorizadas na sua especificidade, pois o fato de ser diferente não significa que esteja desvinculado da esfera do conhecimento. O conhecimento a respeito da arte necessitou da estética, conceito que veio adquirindo uma série de significados ao longo da história e, a algum tempo, veio constituindo-se em um embasamento filosófico das artes, reafirmando sua presença nos meios acadêmicos. Mas, o conhecimento em arte não se reduz à estética, existem outros fatores que envolvem a produção deste conhecimento. As discussões a respeito da arte na universidade não residem apenas na “reflexão acadêmica sobre as artes, mas nas particularidades do criar artístico dentro do espaço da universidade” (RAMOS, 1997, p. 17). Acredita-se que a pesquisa acadêmica em arte pode aliar a reflexão teórica enquanto exposição teórica à prática artística enquanto exercício da pesquisa e investigar sobre seus procedimentos metodológicos. Para tanto, historicamente utilizou-se de processo comparativo com os métodos de pesquisa tradicionais até traçar caminhos possíveis na busca por sua própria identidade epistemológica. A objetividade é de difícil aplicação quando se trata de artes onde a subjetividade humana é condição imprescindível, exceto nas pesquisas técnicas. Se os processos criativos em arte são produção de conhecimento, um possível encaminhamento para as discussões sobre pesquisa em arte deve envolver a subjetividade encarada como condição principal, motor da pesquisa em arte, dimensão esta que deve ser definitivamente assumida nos meios acadêmicos.

Referências

COHEN, Renato Work in Progress na Cena Contemporânea SP, Perspectiva, 1998.

NIETZSCHE, Friedrich A Origem da Tragédia SP, Companhia das Letras, 1992.

SCHECHNER, Richard O que é Performance? in O Percevejo, UNIRIO,/RJ, ano 11, nº 12, 2003.

LE BRETON, David Adeus ao Corpo SP, Papirus, 1999.

STRAZZACAPPA, Márcia As Técnicas Corporais e a Cena in Etnocenologia: textos

selecionados orgs. Christine Greiner e Armindo Bião SP, Annablume Ed., 1998.

Publicado
2018-08-30