O Estado da Arte: Descontrução, Construção e Destruição

  • Márcia Chiamulera Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Este trabalho é resultado da reflexão acerca do processo de criação de um espetáculo teatral pela autora, no qual estão contempladas discussões que cerceiam os campos das Artes Cênicas, da Filosofia e da Antropologia. O texto será dividido em duas partes visando melhor compreensão, assim, na primeira será contemplada a discussão teórica que embasou o treinamento do ator. Neste momento cria-se um campo de referências a partir de uma base que é o treinamento xamânico, associado ao treinamento do ator. Os temas que entrecruzam-se ali perpassam por Antonin Artaud e Jerzy Grotowski na área de artes cênicas; por Jacques Derrida no campo filosófico e por Victor Turner na antropologia. Estes autores, em suas teorias, formam a base para a criação de um treinamento de ator e para conseqüente construção do espetáculo, objeto de discussão do segundo momento deste texto. Neste segundo momento, contemplam-se as diretrizes de construção de um espetáculo a partir da proposta lançada anteriormente e cria-se outro campo de reflexão acerca dos resultados obtidos e dos não obtidos. São convocados ao diálogo Eugênio Barba, Richard Schechner e Richard Baumann, autores que nos permite delinear paralelos – e circunferências – acerca do processo de criação teatral sob a proposta de desconstrução do ator e de construção de personagens, adentrando assim ao campo performático. Ao cabo desta discussão algumas provocações são lançadas acerca dos indicativos do estado atual da “cultura” e dos processos artísticos contemporâneos.

Referências

BARBA, Eugênio; SAVARESE, Nicola A Arte Secreta do Ator Dicionário de Antropologia Teatral. Tradução de Luis Otávio Burnier. Campinas, São Paulo: HUCITEC, UNICAMP, 1995.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007 [1930].

CASTANEDA, Carlos. Passes Mágicos. Tradução de Beatriz Penna. 2ª edição. Rio de Janeiro: Record: Nova Era, 1998.

DERRIDA, Jacques. A Escritura e a Diferença. Tradução de Maria Beatriz da Silva. São Paulo: Editora Perspectiva, 1971.

______. Margens da Filosofia. Tradução de Joaquim Torres Costa e António M. Magalhães. Campinas, São Paulo: Papirus, 1991.

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1989.

GROTOWSKI, Jerzy. Em Busca de um Teatro Pobre. Tradução de Aldomar Conrado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,1971.

______. Leis Pragmáticas. In: BARBA, Eugênio; SAVARESE, Nicola A Arte Secreta do Ator Dicionário de Antropologia Teatral. Tradução de Luis Otávio Burnier. Campinas, São Paulo: HUCITEC, UNICAMP, 1995.

SCHECHNER, Richard. (2001) in: BARBA, Eugênio; SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator: dicionário de Antropologia Teatral.

TURNER, Victor. Dramas, Campos e Metáforas. Ação simbólica na sociedade

humana.Universidade Federal Fluminense, 2008.

Publicado
2018-08-30