O teatro de rua no brasil: a primeira década do terceiro milênio

  • Noeli Turle da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Este trabalho é uma visão panorâmica, ainda embrionária, sobre o desenvolvimento do Teatro de Rua no Brasil na primeira década do terceiro milênio e tem como eixo central a constituição da RBTR – Rede Brasileira de Teatro de Rua – uma organização independente que se forma em torno das lutas por políticas públicas na área da cultura e do reconhecimento desta modalidade teatral junto à crítica, à academia, aos governos e à própria classe.  A RBTR é, atualmente, o único movimento de teatro organizado que possui articuladores em todo o território nacional, promovendo encontros regulares de seus membros. Esta comunicação se insere na etapa inicial de minha pesquisa de doutorado sobre a formação do ator a partir da linguagem teatral desenvolvida por Amir Haddad no grupo Tá Na Rua. Esperamos que o levantamento dos dados aqui apresentados contribua para suprir a demanda por documentos sobre a historiografia do teatro de rua no país, auxiliando assim os estudos de pesquisadores e especialistas nesta área do conhecimento.

Referências

CARREIRA, A. Teatro de Rua: Brasil e Argentina nos anos 1980, uma paixão no asfalto. São Paulo: Hucitec, 2007.

CRUCIANI, F. & FALLETTI, C. Teatro de rua. São Paulo: Hucitec, 1999.

Publicado
2018-08-30