Deslocamentos do olhar: o brincante e o ator no contexto da quadrilha acriana

  • Andréa Maria Favilla Lobo Universidade Federal do Acre

Resumo

Apresenta-se como desafio constante, no campo da pesquisa em artes cênicas, a
construção de pontes e de espaços de diálogo entre a teoria e a prática, a ciência e a arte. O enraizamento numa tradição dicotômica e repleta de dualidades tais como: corpo/mente; arte/ciência; ciência/religião, não contribui de forma alguma com essa empreitada. O estudo de espetáculos, festas, jogos, folguedos, brincadeiras e dos processos efêmeros e repletos de vida e movimento presentes nessas manifestações espetaculares constitui um esforço empreendido
desde o final do século XX pela etnocenologia, configurando-se num desafio constante, inerente à emergência de todo novo campo do saber. O objetivo desse trabalho é refletir sobre as interações sociais ocorridas nas encenações presentes nas quadrilhas e nos grupos teatrais do interior acriano, a partir do olhar da etnocenologia. Consideraram-se as contribuições teóricas discutidas no último colóquio internacional de etnocenologia, no sentido de possibilitar uma maior aproximação do objeto de estudo com as discussões teóricas ali presentes. Nesse sentido, tanto a quadrilha quanto a cena teatral são compreendidas como manifestações espetaculares, ou seja, práticas interativas organizadas e extracotidianas. Num segundo momento, discutem-se os processos de deslocamento ocorridos por meio das práticas do brincante e do ator. Tais
deslocamentos são compreendidos em função de movimentos que vão ao encontro de uma identidade forjada por parte do poder público e das políticas culturais presentes no estado do Acre. Ao final, como hipótese, discutem-se alguns comportamentos cotidianos do brincante e do ator, a partir de uma determinada cultura amazônica, cujos processos de identificação desses sujeitos são pensados a partir das transformações ocorridas nesse contexto.

Referências

BIÃO, Armindo. Etnocenologia e a cena baiana: textos reunidos. Salvador: P&A Gráfica e Editora, 2009.

FERREIRA, A.B.de H. Miniaurélio século XXI: o minidicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 2000.

PAVIS, P. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2001.

VELOSO, Jorge das Graças. Benedito: imaginário e tradição no interior de goiás e o teatro gestual da cia dos homens. Brasília: Thesaurus, 2008.

Publicado
2018-08-30