O Milagre do Santo Novo: uma pesquisa para produção dramatúrgica

  • Jorge das Graças Veloso Universidade de Brasília

Resumo

Trata-se de uma reflexão sobre processos criativos para a cena teatral, a partir de
matrizes culturais localizadas na tradição de manifestações culturais interioranas do entorno goiano do Distrito Federal. É um estudo localizado nos diálogos da etnocenologia com a antropologia do imaginário, com a sociologia compreensiva, com teorias sobre as culturas tradicionais brasileiras e com práticas e comportamentos organizados na contemporaneidade de habitantes de Brasília e dos meios rural, urbano e de pequenas localidades de suas adjacências. São práticas levantadas em pesquisas que resultaram, além de produções teóricas,
nos espetáculos Benedito e Inderna de Intão, e na criação dramatúrgica de O Milagre do Santo Novo, montagem em processo de pré-produção, com estreia prevista para início de dezembro de 2009, na capital federal. Na criação dos três espetáculos, foram utilizadas as mesmas matrizes culturais contemporâneas, tratadas com abordagens diferentes, e perceptíveis em sua totalidade no último dos três. Esta criação traz para a cena as gestualidades e os falares já vistos em Benedito e Inderna de Intão, e acrescenta as visualidades dos grandes eventos em que estão se transformando, atualmente, os ritos religiosos tradicionais da região. O Milagre do Santo Novo, inspirado na música Mané Tibiriçá, do compositor Moreninho (da dupla sertaneja Moreno e Moreninho) trata de uma narrativa do imaginário interiorano, em que um espantalho feito de madeira, colocado no meio de um arrozal atacado por passarinhos, depois de levado por uma enchente, passa a ser reverenciado como santo milagreiro. A capela construída para abrigá-lo torna-se então, à semelhança de Trindade, Muquém e Aparecida do Norte, destacado ponto de peregrinação votiva e rogatória, uma das manifestações religiosas que mais se sobressaem no cenário das localidades em que se dá a trama dramatúrgica.

Referências

MAFFESOLI, Michel. Notas sobre a pós-modernidade: O lugar faz o elo. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Atlântica Editora, 2004.

NOSSA SENHORA Aparecida, padroeira do Brasil. Disponível em www.culturabrasil.pro.br - Acesso em 28/09/2009.

SANTUÁRIO Basílica do Divino Pai Eterno, Trindade, GO. Disponível em

www.paieterno.com.br – Acesso em 26/09/2009.

VELOSO, Jorge das Graças. Ritos Religiosos na tradição: corpos em sagração ou artes do espetáculo? – Disponível em www.etnocenologia.org/vicoloquio - Acesso em 25/09/2009.

Publicado
2018-08-30