O lugar teatral como unidade cultural (meme)

  • José Simões de Almeida Junior Universidade de Sorocaba

Resumo

Propõe-se discutir as relações entre o lugar teatral e os processos de espacialização, envolvendo as questões da visibilidade e funcionamento na paisagem cultural da cidade de São Paulo, no período de 1999 a 2004, a partir da memética. O lugar teatral é compreendido, segundo Dawkins, como uma unidade cultural, artística e social – meme – organizada num dado contexto urbano, pela prática, isto é, pelo uso que os artistas e o público fazem dela (território vivido). Observou-se em São Paulo, nesse período, o crescimento de salas de teatro
- pequenas e adaptadas em edifícios distintos a atividade teatral. Nesse contexto, discute-se o desenvolvimento e a presença desses lugares teatrais não somente vinculados às estratégias dos grupos e/ ou companhias de Teatro na busca da visibilidade de seus espaços no panorama cultural da cidade, mas, ao valor em si do lugar teatral e os processos de espacialização inerentes a formação deste território teatral. A tendência das salas de teatro agruparem-se em determinadas regiões da cidade resultou na criação de territórios teatrais específicos. Por
exemplo, a Praça Roosevelt tornou-se sinônimo das práticas cênicas contemporâneas paulistas. A discussão das estratégias de visibilidade e interação social desse modelo de lugar teatral (salas pequenas, adaptadas) pode ser compreendido pelo modo de transmissão das estratégias de reprodução, espacialização e sua interferência no funcionamento das práticas espetaculares organizadas. A reprodução/ multiplicação dos lugares teatrais e inserção no panorama cultural da cidade de São Paulo constituem-se, nesta análise, processos análogos à atividade genética e relacionados com a seleção natural. Apesar de controverso, a memética pode ser um caminho de discussão das práticas espetaculares na etnocenologia para além das lógicas vigentes na literatura e mesmo nas ciências sociais.

Referências

ALMEIDA JR, José Simões de. Processos de Comunicação Teatral: a poética do espaço de Anne Ubersfeld. 2001. 113 f. Dissertação Mestrado em Comunicação e Semiótica. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.

_____. A poética do espaço de Anne Ubersfeld. Filosofia e Arte. Itu: Ottoni, 2005.

_____. O espaço como organizador dos processos da comunicação teatral. Tendências Escénicas al inicio del siglo XXI. Madrid: visor libros, 2006.

_____. Cartografia política dos lugares teatrais da cidade de São Paulo - 1999 a 2004.

Tese Doutorado em Artes. Universidade de São Paulo. São Paulo. 2007.

DAWKINS, R. O gene egoísta. Belo Horizonte: Itatiaia, 2001.

PRADIER, Jean-Marie. Ethnoscénologie: la profondeur des émergences. La scène et la terre: questions d’ethnoscénologie. Internationale de l’imaginaire. Maison des cultures du monde. n.05, 1996.

Publicado
2018-08-30