Canções do imaginário: a construção cênica no reisado Discípulos de Mestre Pedro

  • Rafael Rolim Farias Universidade Federal da Bahia

Resumo

Trata-se de parte de uma pesquisa de mestrado em andamento, que pretende
desenvolver um estudo da espetacularidade do Reisado de Congo Discípulos de Mestre Pedro, brinquedo popular típico da Região do Cariri cearense, que é composto por quadros dramáticos, inspirados na temática dos Reis e bumbas-meu-boi sertanejos, e atua, há duas gerações, na cidade de Juazeiro do Norte/ CE. Busca-se analisar a música como expressão ritualística e sagrada, indispensável à construção cênica nos Reisados de Congo, observando suas distintas funções e particularidades na brincadeira. Neste percurso, é importante contextualizar a trajetória do Reisado Discípulos de Mestre Pedro e sua inserção na vida da comunidade. Por fim, deve-se ainda considerar a atuação do pesquisador como brincante do Reisado Discípulos de Mestre Pedro, o que lhe possibilita um olhar de dentro e a construção de uma abordagem interdisciplinar, que estabelece, entre o sujeito pesquisador e a pesquisa, uma relação de pertencimento.

Referências

BARROSO, Oswald. Reis de Congo: Teatro Popular Tradicional. Fortaleza:

Minc/Flacso/MIS, 1997.

BIÃO, Armindo Jorge de Carvalho. Etnocenologia e a cena baiana: textos reunidos. Salvador: P&A Gráfica e Editora, 2009.

LYRA, Luciana de Fátima Rocha Pereira de. L995m Mito Rasgado – Performance e Cavalo Marinho na cena In processo. / Luciana de Fátima Rocha Pereira de Lyra. Campinas, SP: [s.n.], 2005. Dissertação de Mestrado apresentada no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

OLIVEIRA, Érico José Souza de. A Roda do mundo gira: um olhar sobre o Cavalo Marinho Estrela de Ouro (Condado – PE) / Érico José Souza de Oliveira. – Recife: SESC, 2006.

Publicado
2018-08-30