Entre gritos e risos: a brincadeira dos mascarados na marujada de Quatipuru (PA)
Resumo
A Marujada de Quatipuru (município paraense situado a cerca de 270 km de Belém) pode ser brevemente definida como uma festa popular que acontece anualmente em dezembro, em louvor a São Benedito. Além da relação fundamental com a religiosidade existente na festa, é possível perceber que, no calendário cultural da cidade, a Marujada também representa um momento de forte afirmação simbólica da identidade cultural do povo de Quatipuru. IsSo através da integração de diversas práticas espetaculares no conjunto da Marujada, entre elas ocortejo das marujas, a dança do carimbó e a brincadeira dos mascarados. Toma-se por objeto de investigação a brincadeira dos mascarados da Marujada de Quatipuru, que será interpretada como espetáculo, ou seja, prática organizada para o olhar do outro. Por meio da etnocenologia, vai se buscar condensar, em sua materialidade e em sua dinâmica de realização, elementos que revelam as tensões sociais e culturais da comunidade que representa, e até mesmo aspectos interessantes à compreensão da expressão humana. A brincadeira dos mascarados caracteriza o ponto mais notadamente cômico da festa, constituindo, assim, forte relação com princípios básicos da comicidade popular, enfaticamente na utilização do grotesco. Desse modo, vale pensar de que forma a comicidade popular, com base no grotesco, pode formar de maneira tão intrínseca, conjunto com a prática espetacular maior da Marujada, numa clara fusão do sagrado e do profano. A cena dos mascarados em sua estruturação estética e em sua dinâmica de realização constitui, neste trabalho, objeto de investigação para a reflexão sobre a forma como se organiza uma prática espetacular fundada num sistema cultural socialmente marginalizado aos processos dominantes da cultura, portanto, diverso, do ponto de vista de sua natureza e realização.
Referências
AMORIM, Ana Karine Jansen. Um fogo que se deita no mar: Um estudo sobre a Marujada do município de Quatipuru do Estado do Pará. Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA, 2008.
AYALA, Maria Ignez Novais. Cultura popular e temporalidade. Ensaio originado do textobase da conferência “Diferentes temporalidade da literatura oral e popular”, apresentada em Gramado, 26/06/2002, no GT Literatura Oral e Popular da ANPOLL, em seu XVII Encontro Nacional.
BIÃO, Armindo. Etnocenologia: uma introdução. In: GREINER, C.; BIÃO. A. (Orgs.). Etnocenologia: textos selecionados. São Paulo: Annablume; PPGAC; GIPECIT, 1998.
BIÃO, Armindo. Um léxico para a etnocenologia: proposta preliminar. In: BIÃO, A. Etnocenologia e a cena baiana: textos reunidos. Salvador: P & A Gráfica e Editora, 2009.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte : UFMG, 2003.