Entre gritos e risos: a brincadeira dos mascarados na marujada de Quatipuru (PA)

  • Thales Branche Paes de Mendonça Universidade Federal da Bahia

Resumo

A Marujada de Quatipuru (município paraense situado a cerca de 270 km de Belém) pode ser brevemente definida como uma festa popular que acontece anualmente em dezembro, em louvor a São Benedito. Além da relação fundamental com a religiosidade existente na festa, é possível perceber que, no calendário cultural da cidade, a Marujada também representa um momento de forte afirmação simbólica da identidade cultural do povo de Quatipuru. IsSo através da integração de diversas práticas espetaculares no conjunto da Marujada, entre elas o
cortejo das marujas, a dança do carimbó e a brincadeira dos mascarados. Toma-se por objeto de investigação a brincadeira dos mascarados da Marujada de Quatipuru, que será interpretada como espetáculo, ou seja, prática organizada para o olhar do outro. Por meio da etnocenologia, vai se buscar condensar, em sua materialidade e em sua dinâmica de realização, elementos que revelam as tensões sociais e culturais da comunidade que representa, e até mesmo aspectos interessantes à compreensão da expressão humana. A brincadeira dos mascarados caracteriza o ponto mais notadamente cômico da festa, constituindo, assim, forte relação com princípios básicos da comicidade popular, enfaticamente na utilização do grotesco. Desse modo, vale pensar de que forma a comicidade popular, com base no grotesco, pode formar de maneira tão intrínseca, conjunto com a prática espetacular maior da Marujada, numa clara fusão do sagrado e do profano. A cena dos mascarados em sua estruturação estética e em sua dinâmica de realização constitui, neste trabalho, objeto de investigação para a reflexão sobre a forma como se organiza uma prática espetacular fundada num sistema cultural socialmente marginalizado aos processos dominantes da cultura, portanto, diverso, do ponto de vista de sua natureza e realização.

Referências

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Publicado
2018-08-30