ZAP-181: releituras do teatro épico-dialético nos espetáculos Esta noite Mãe Coragem e 1961-2009

  • Antonio Hildebrando Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O artigo propõe uma primeira análise comparativa dos processos de criação dos
espetáculos Esta noite Mãe Coragem e 1961-2009, ambos produzidos pela ZAP-18 (Zona de Arte da Periferia), o primeiro dirigido por Cida Falabella e o segundo por esta e Elisa Santana, e nos quais fui o responsável pela dramaturgia. Assim, procuro refletir sobre as diferenças e semelhanças entre os dois trabalhos, nos quais alguns princípios do teatro épicodialético, de Bertolt Brecht, fundamentaram a investigação teórico-prática sobre possíveis formas de relação entre teatro e realidade.
Se em Esta noite Mãe Coragem, inspirada na Mãe Coragem e seus filhos, de Bertolt Brecht, a violência é o tema, abordado, entre outros procedimentos, a partir do paralelo: Guerra dos 30 anos/Guerra do tráfico, com a presença de personagens especulares: Ana Fierling/Ana Felinto; Katrin/Catarina; Queijinho/Manteiga, por exemplo, em 1961-2009 não se pode mais falar propriamente em fábula ou em personagens, mas na apresentação de “recortes” da história do Brasil e das histórias pessoais dos atores. Nesse espetáculo, conforme escrevi no texto para o programa, “cada data serve apenas para refrescar a memória. Cada fato ressaltado é só um artifício para evocar tantos outros que não vêm à cena, mas que costuram nossas histórias individuais e coletivas.”
Apesar das diferenças entre os dois espetáculos, as releituras do teatro épico-dialético se fazem em função do estabelecimento de uma dramaturgia baseada no confronto entre a minha apreensão/visão da realidade, a apreensão/visão dos outros membros do coletivo e a dos espectadores para, assim, buscar modos de fazer dialogar/atritar a minha fala, com a dos outros membros da equipe e com a dos espectadores, dentro do tempo/espaço do espetáculo.

Referências

BRECHT, Bertolt. Escritos sobre teatro. Vol.3. Buenos Aires: Nueva Visión, 1976.

_____. Bertolt. Poemas 1913-1956. São Paulo: Editora 34, 2000.

_____. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

HILDEBRANDO, Antonio. “Quero crer que atirei no que vi e acertei no que apenas pressentia”. In: ZAP-18. Esta noite Mãe Coragem. Novembro de 2006. Prospecto.

_____. “A farsa, a história e o jogo do ‘e se?’”. In: ZAP-18. 1961-2009. Junho de 2009.

Prospecto.