Circo-Teatro: É Teatro No Circo

  • Ermínia Silva Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Parte dos estudos sobre circo no Brasil, realizados no final da década de 1970,
trabalhou com informações históricas sobre a produção do espetáculo circense, priorizando nas suas análises o circo-teatro. Há componentes naqueles estudos que interessam considerar para um diálogo mais preciso sobre a construção de uma memória sobre a produção dramatúrgica do circo-teatro.
Entre muitas, é interessante observar que o conjunto de memórias produzidas naquele período, na academia, mas que se alimentava também de uma memória datada de circenses sobre o circo-teatro, influenciou várias pesquisas realizadas sobre esse tema e, de alguma forma, ainda orienta alguns trabalhos.
A construção de um olhar sobre a dramaturgia circense na década de 1970 e em alguns circos da periferia da cidade de São Paulo tornou-se a própria história da teatralidade circense, no Brasil. A produção circense da periferia de São Paulo transformou-se na memória científica oficial da produção circense brasileira.
Como aqueles pesquisadores reproduziram uma memória a partir da observação
participante e entrevistas dos circenses, utilizando somente a fonte oral sem cruzamento com outras fontes e outras memórias históricas, restringiram a riqueza da produção histórica da teatralidade circense naquilo que estava se produzindo no final dos anos de 1970, generalizando para todo o Brasil; a partir daí reduziram a diversidade da dramaturgia desenvolvida pelos circenses nos quase 150 anos de história até então, em apenas dois gêneros que seriam representados: melodramas e comédias. A história polifônica e polissêmica do circo brasileiro nos autoriza a falar em teatro no circo apresentando todas as modalidades possíveis de representações teatrais do que em circo-teatro como um gênero único, ou pelo menos dois como se tem definido: comédia e (melo)drama.

Referências

BARRIGUELLI, José Claudio - “O Teatro Popular Rural: o Circo-Teatro”, in Debate e Crítica, São Paulo: Revista Quadrimensal de Ciências Sociais, nº 3, julho/1974, pp. 107 a 120.

GARCIA, Antolin - O Circo (a pitoresca turne do circo Garcia através à África e países asiáticos). São Paulo: Edições DAG. Escrito em 1962 e publicado em 1976.

MONTES, Maria Lúcia Aparecida – Lazer e ideologia: a representação do social e do político na cultura popular. Tese de doutorado apresentada à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 1983.

PASCHOA JÚNIOR, Pedro Della - “O Circo - Teatro Popular”, in Cadernos de Lazer 3. São Paulo: Sesc-SP/Brasiliense, 1978, pp. 18 a 28.