A Pesquisa Teórica Nos Processos Criativos Da Cena Contemporânea

  • Gilson Motta Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo

Em julho de 2009, um coletivo de oito artistas cênicos do Rio de Janeiro se reuniu a fim de realizar performances e intervenções urbanas. O grupo começou a desenvolver uma pesquisa teórico-prática sobre a idéia do heroísmo no cotidiano. Até o momento, o Coletivo realizou duas ações performáticas. De certo modo, o tema desta pesquisa relaciona-se com a investigação que venho desenvolvendo acerca da tragédia grega, visto que o tema do Herói e do Heroísmo tem sua origem na mitologia grega. Assim, se por um lado a pesquisa que ora desenvolvemos resgata alguns elementos presentes nas narrativas tradicionais (virtudes,
sacrifício, tipologia do herói, arquétipos), por outro ela dialoga com um imaginário
contemporâneo, já que a cultura de massa valoriza a imagem do herói e do super-herói. A pesquisa busca questionar o que é o heroísmo na atualidade, já que o tema vem sendo assimilado por vários setores da sociedade, servindo tanto para aumentar a produtividade de uma empresa, como para reconhecer o esforço das pessoas que realizam suas metas superando dificuldades extremas. Para realizar esse questionamento, o Coletivo se propõe mesmo a tentar encontrar heróis na vida real por intermédio de uma pesquisa de campo ou a realizar ações que,
por revelarem valores como a solidariedade, por exemplo, são vistas como “heróicas”. Assim, ao lançar esse questionamento na vivência cotidiana, a pesquisa não somente revela aspectos problemáticos da vida contemporânea (crise de valores éticos, ausência de ideais, etc), como também evidencia outras formas de heroísmo social. Dessa forma, nessas ações performáticas dá-se uma fusão entre a pesquisa teórica e a prática, na medida em que ambas se codeterminam. A comunicação que apresentarei na V Reunião Científica da ABRACE irá relatar esse processo, identificando seus pressupostos teóricos e descrevendo os resultados parciais das ações performáticas.