Grupos De Teatro, Arte e Engajamento: Os Sentidos Das Produções Coletivas e da Pesquisa Teórica na Cena Contemporânea

  • Kátia Rodrigues Paranhos Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Teatro social e teatro engajado são duas denominações que, entre outras, ganharam corpo em meio a um vivo debate que atravessou o final do século XIX e se consolidou no século XX. Seu ponto de convergência estava na tessitura das relações entre teatro e política ou mesmo entre teatro e propaganda. Para o crítico inglês Eric Bentley, o teatro político se refere tanto ao texto teatral como a quando, onde e como ele é representado. Por vezes condenada como escapista, noutras vezes incensada como ferramenta de libertação revolucionária, a arte, de modo geral, continua sendo um tema candente tanto na academia como fora dela. Não é à toa que Sérgio de Carvalho, diretor da Companhia do Latão, criada em 1997, e professor do curso de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo, levanta uma questão fundamental, “qual a função da arte dentro do aparelho cultural capitalista?”. Esta comunicação aborda o tema do engajamento, de modo geral, levando em consideração os grupos de teatro do pós-1964 – como o Forja (SP) e o Latão (SP) –, assim como os discursos produzidos sobre os seus processos coletivos de criação e de pesquisa teórica. Ressalto ainda o papel de destaque desses grupos que intervêm criticamente na esfera pública, trazendo consigo não só a transgressão da ordem (como afirma Pierre Bourdieu) e a crítica do existente, mas também a crítica aos modelos sociais de produção artística.

Referências

CARVALHO, Sérgio de et al. Atuação crítica: entrevistas da Vintém e outras conversas. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

DAVIS, Natalie Zemon. Culturas do povo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

DENIS, Benoit. Literatura e engajamento: de Pascal a Sartre. Bauru: Edusc, 2002.

PARANHOS, Kátia Rodrigues. Teatro e trabalhadores: textos, cenas e formas de agitação no ABC paulista. ArtCultura, v. 7, n. 11, Uberlândia, Edufu, 2005, p. 101-115.

URBINATTI, Tin. Pesadelo: um processo de dramaturgia. In: GRUPO DE TEATRO FORJA DO SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE SÃO BERNARDO DO CAMPO E DIADEMA. Pesadelo. São Paulo: Hucitec, 1982.