Melodrama e kitsch: Investigação de repertório atorial na cena contemporânea

  • Paulo Merisio Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Esta comunicação tem como proposta a análise de procedimentos que vêm
norteando a investigação da potencialidade do melodrama e do universo kitsch como recurso poético e pedagógico na cena contemporânea, no âmbito da pesquisa docente Sentidos do melodrama: poéticas, escritas, visualidades e potencialidades pedagógicas. O Projeto, atualmente vinculado ao Departamento de Ensino do Teatro da UNIRIO, teve início na Universidade Federal de Uberlândia. As investigações se deram nas disciplinas Interpretação Melodramática (Curso de Teatro – UFU) e Tópicos Especiais em Criação e Produção em Artes: visualidades do melodrama – o ‘kitsch’ em Almodóvar (Mestrado em Artes – UFU).
Os momentos práticos de investigação do gênero melodramático na graduação resultaram no espetáculo de improvisação Melodrama da meia-noite, realizado por alunos do Curso de Teatro da UFU. Nesse espetáculo os atores se concentram em papéis que pertencem ao repertório melodramático, articulando, no momento mesmo da cena, tramas baseadas na dramaturgia do gênero – nos moldes da experiência dramatúrgica da commedia dell’arte. Na Pós-Graduação, foi proposto aos alunos – de teatro e artes visuais – que, após os módulos melodrama e kitsch, expressassem cenicamente as discussões sobre os temas trabalhados. O
objetivo, então, é refletir sobre a articulação entre os momentos de reflexão das disciplinas e as práticas cênicas realizadas.

Referências

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