Pesquisa Científica: Recortes contemporâneos do passado

  • Vera Collaço Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

Nos procedimentos metodológicos de uma pesquisa preocupada com os aspectos
históricos, um primeiro e significativo elemento que merece a atenção do pesquisador, no seu recorte delimitativo, diz respeito à questão temporal. A escolha de um objeto num marco temporal define também nosso foco de olhar do presente para o passado, e o retorno deste olhar. Nesta comunicação, desejo debater a escolha de recortes temporais, refletindo sobre minhas motivações preferenciais e que se tornam focos de meus estudos e obsessões. Neste
sentido, meu olhar, nesta comunicação, volta-se para um período especifico da história do teatro russo – 1935 – e busco compreender como um dramaturgo brasileiro – Joracy Camargo – elaborou uma leitura do que lhe foi permitido tomar contato quando de sua estadia na União Soviética, durante 10 dias, para acompanhar o Terceiro Festival Teatral de Moscou. Desejo destacar a percepção de Joracy - explicitada na sua obra, de 1945, denominada de Teatro Russo - sobre os grandes reformadores da cena russa do início do século XX. Eu desejo compreender o que lhe foi possível ver e apreender desses reformuladores da cena ocidental, sendo que desses criadores me interessa, de modo muito
particular, compreender como Joracy percebeu a figura e o trabalho de Meierhold. O presente trabalho aborda, portanto, dois olhares sobre um mesmo objeto, o meu, o olhar contemporâneo, e o de Joracy, contemporâneo ao tempo do objeto em questão. Os dois olham para o mesmo foco com admiração, mas com compreensões diferenciadas do que estava sendo vivenciado na URSS em 1935, percepção que apenas o distanciamento histórico pode propiciar.