A Máscara Às Avessas

  • Vinícius Torres Machado Escola Superior de Artes Célia Helena

Resumo

O teatro de máscara é conhecido por apresentar a construção de caracteres a partir de ações em que o plano representacional é potencializado. Nas pesquisas recentes com máscara da Companhia Troada, grupo em que trabalho como diretor e dramaturgo, essa máxima significação da ação tem sido questionada. O artigo tratará de como a máscara de caracteres pode abrir fissuras na representação ao apresentar ações que ampliem as possibilidades de significação por parte do espectador. Para a realização deste estudo pretendemos tomar como ponto de partida a analise que Gilles Deleuze faz do esgotamento dos possíveis a partir da obra televisiva de Samuel Beckett. O presente trabalho dá corpo ao processo de criação do próximo espetáculo da Companhia Troada, em que novos modelos de máscara têm sido vislumbrados tendo por base artistas que no início do século XX a trabalharam fora da tradição da commedia dell’arte.

Referências

DELEUZE, Gilles. O Esgotado. (1992); trad. Tomaz Tadeu. No prelo.

LYOTARD, Jean-François. Discurso, Figura. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1979.

PAVIS, Patrice. A Análise dos Espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 1996.

RYNGAERT, Jean- Pierre e SERMON, Julie. Le personnage théâtral contemporain: décomposition, recomposition. Paris: Éditions Théâtrales, 2006.